TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024
Cultura

Recital de música instrumental e poesia abre temporada do Movimento Concerto na UFMS

Até dezembro, o Movimento Concerto terá outros 10 concertos gratuitos no Teatro Glauce Rocha

22 julho 2017 - 12h03Por UFMS

O Teatro Glauce Rocha recebe na terça-feira (25/07), a partir das 19h30, o recital de abertura temporada 2017 do Projeto Movimento Concerto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento contará com a apresentação da Camerata Madeiras Dedilhadas da UFMS, sob regência do professor Marcelo Fernandes, do Curso de Música, e sonetos recitados pelo professor Geraldo Vicente Martins, do Curso de Letras da Instituição. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes do evento no próprio Teatro ou em horário comercial na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece). 

Fundada em 2013, a Camerata Madeiras Dedilhadas é um projeto de extensão do Curso de Música da UFMS iniciado pelo professor Marcelo Fernandes. O conjunto instrumental combina violão e instrumentos de sopro tradicionalmente feitos de madeira, como o clarinete, a flauta e o fagote. Seus integrantes são, em maioria, egressos e formandos do próprio Curso de Música que têm se destacado artisticamente e que possuem carreira como solistas. Já a direção artística do grupo está a cargo dos professores Marcelo Fernandes, Rafael Salgado e Pieter Rahmeier.

O repertório da apresentação será dividido em duas etapas. A primeira parte consiste na apresentação dos violões, com obras do renascentista Claude Gervaise (1540-1583), do compositor contemporâneo cubano Leo Brouwer (1939) e do compositor e violonista brasileiro Edson Lopes (1957).  O segundo momento da apresentação foca na produção artística do século XVIII e compreende toda a camerata, com um repertório que engloba o Concerto em Sol Maior para flauta, do compositor barroco Giovani Battista Pergolesi (1710 – 1736), e a Sinfonia 12, de Mozart, obra de juventude do compositor que representa o início do classicismo sinfônico na Europa. Será ainda executada a composição Andante do Quarteto Imperador, de J. Haydn (1732-1809), uma das mais inspiradas obras do compositor.

O Movimento Concerto é um projeto de extensão com o objetivo de fomentar a música erudita no Estado e difundir a produção artística interna da UFMS, por meio de concertos de artistas locais e também de outros estados. O projeto integra o Programa Mais Cultura na UFMS, que procura estimular o interesse dos acadêmicos, professores e demais funcionários pelas manifestações artísticas. Até dezembro, o Movimento Concerto terá outros 10 concertos gratuitos no Teatro Glauce Rocha.

Informações pelo telefone: 3345-7237.