TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Economia

20/03/2018 17:00

A+ A-

Governo de MS estuda regulamentação para instalar free shops na fronteira

Lojas negociarão seus produtos livres de tributos aos viajantes

Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, disse, na manhã desta terça-feira (20), que ainda não sabe ao certo como funciona a regulamentação acerca da instalação e funcionamento de lojas sem impostos, as conhecidas duty free ou free shops. A Receita Federal anunciou esta modalidade de vendas em fronteiras terrestres ontem, segunda-feira, dia 19.

As free shops devem ser instaladas em cidades fronteiriças de MS, como Ponta Porã e Corumbá. A medida da Receita é um dos passos que faltavam para a abertura desses estabelecimentos em municípios brasileiros caracterizados como “cidades gêmeas”, ou seja, que estão ao lado de outras localizadas em país distinto.

Reportagem publicada pelo Estadão diz que o Brasil tem hoje lojas francas em portos e aeroportos, onde são vendidos produtos nacionais ou estrangeiros livres de tributos aos viajantes. Uma lei aprovada em 2012 autorizou a abertura dos free shops em fronteiras terrestres, mas a regulamentação ainda estava pendente. É por isso que não há, ainda, nos municípios que fazem divisa com outro país por meio terrestre, esse tipo de loja.

Apenas as cidades vizinhas estrangeiras oferecem o acesso a produtos livres de impostos.

Ainda segundo o Estadão, a regulamentação da Receita mantém o valor máximo da cota para a aquisição de produtos livres de taxação em US$ 300 a cada mês. Também há limites quantitativos no caso de bebidas alcoólicas (12 litros), cigarros (20 maços), entre outros. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias