Autor: Redação | Publicação: 31/12/2013 17:38:00 | Fonte: Revista Exame

Imposto de Renda

Doações com dedução do imposto de renda para 2014 encerram hoje

Uma das formas de realizar a doação dedutível é destinando os recursos diretamente a fundos e projetos incentivados, informando posteriormente o valor da contribuição na declaração anual

Divulgação
Divulgação

Termina hoje (31), o prazo para realizar a maior parte das doações que podem ser deduzidas do imposto de renda a pagar em 2014. As chamadas doações dedutíveis permitem que parte do dinheiro que seria pago ao governo a título de imposto seja revertida a entidades beneficentes e projetos culturais que se enquadram nas regras de doações com incentivos fiscais.

 

Existem duas formas de realizar as doações dedutíveis. A primeira delas é destinando os recursos diretamente a fundos e projetos incentivados (veja abaixo quais são eles) até hoje e informando posteriormente a contribuição na sua Declaração de Ajuste Anual, no ano que vem. A segunda opção é fazer a doação por meio do próprio programa gerador da declaração de IR, em 2014.

 

Ocorre que, para fazer as doações no ano que vem, usando o programa, as contribuições só podem ser feitas aos fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todas as doações aos outros projetos incentivados precisam ser feitas até hoje para que sejam passíveis de dedução do imposto de 2014.

 

Justamente pela maior flexibilidade na escolha dos beneficiários, é melhor realizar a doação agora do que deixar para o ano que vem. Para quem fizer a doação em 2013, basta informar na declaração do ano que vem os pagamentos efetuados na ficha "Doações Efetuadas" indicando o nome do beneficiário, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o código e o valor doado. O programa informará automaticamente os limites de dedução de acordo com o imposto devido do contribuinte.

 

Já os contribuintes que deixarem para fazer as doações no ato do preenchimento da declaração devem entrar na ficha “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente” que fica no resumo geral do programa; selecionar um ou mais fundos cadastrados na lista fornecida; e, por fim, informar o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo software.

 

Fonte: Revista Exame

Comentários

Visual CAPTCHA
  • Visual CAPTCHA


©Copyright 2013 - Topmidia News. Todos os direitos reservados.

Portal desenvolvido por RDORVAL SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA