Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Economia

Prefeitura atualiza cadastro de imóveis e reduz taxa de lixo de 60% dos contribuintes

Segundo Marquinhos, os técnicos do município corrigiram a metragem de grande parte dos imóveis em Campo Grande

21 novembro 2017 - 11h08Por Diana Christie e Rodson Willyams

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou, nesta terça-feira (21), que a taxa de lixo embutida no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) passou por revisão e, através da atualização cadastral dos imóveis, garantiu redução no imposto para 60% dos contribuintes que mantém o pagamento em dia. “Estou garantindo justiça social”, declarou.

Segundo Marquinhos, os técnicos do município corrigiram a metragem de grande parte dos imóveis em Campo Grande e corrigiram distorções na cobrança com relação à área em que a residência ou comércio está localizado. Isso significa que casas menores e mais distantes do Centro passam a pagar uma taxa de lixo menor.

O prefeito revelou ainda que a taxa será mantida no IPTU porque, mesmo que o projeto que transfere a cobrança para a conta de água seja aprovado na Câmara Municipal, não há tempo hábil para refazer o cálculo do imposto. Inicialmente, a proposta deve ser autorizativa e pode entrar em vigor a partir de 2019.

Marquinhos destaca também que está realizando um estudo para garantir que a cobrança não acarrete prejuízos para a população ou sofra obstrução por parte do MPE (Ministério Público Estadual), que emitiu parecer contrário à mudança, mesmo ela já sendo adotada em municípios do interior. “O MPE só pega no pé de Campo Grande”, alfinetou. 

* Matéria alterada às 12h27 para correção de informações. A redução da taxa de lixo deve impactar no valor final do IPTU, mas não é o imposto que teve redução como informado anteriormente.