A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Sucursal Pantanal

26/10/2017 13:15

A+ A-

Moradores denunciam esgoto a céu aberto e falta de adequação pluvial no Guanandy

Forte cheiro incomoda quem mora ao redor da galeria

Um dos bairros mais populosos de Aquidauana, e o segundo mais antigo, gera preocupação aos moradores da região. Devido à chuva e ao esgoto a céu aberto, uma cratera se formou na rua João de Almeida Castro no bairro Guanandy. Os moradores da cidade não aguentam mais conviver com o forte cheiro de esgoto e com o deslizamento de terra que põem a saúde da comunidade em risco.

Quem passa pela João de Almeida Castro com a Quintino Bocaiúva é barrado por manilhas que foram colocadas no meio da via a fim de sinalizar o deslocamento de terra que está havendo no local. Com o tempo, uma enorme cratera invadiu a rua e impossibilitou a passagem de veículos. O imóvel vizinho ao córrego também precisou ser interditado com risco de desabar.

A comunidade denuncia a falta de adequação da galeria pluvial por parte da Prefeitura de Aquidauana, mesmo o prefeito Odilon Ribeiro sendo um dos moradores do bairro. Se por um lado a galeria  toma conta da estrada, por outro os canos quebrados do esgoto despejam dejetos nas águas de desembocam no Rio Aquidauana.

Um morador que não quis se identificar afirma que durante a noite podem acontecer acidentes pela falta de sinalização. Ele ainda desconfia que as manilhas colocadas no local seriam para a construção da galeria, mas com o passar dos dias, elas foram sendo corroídas pela ação do tempo. 

“É uma vergonha! O prefeito mora aqui do lado e não faz nada. A terra tá caindo e o buraco só aumenta. A casa construída na margem da galeria esta quase sendo engolida pela cratera.”

Indicação

O vereador do município Edinho Grance, também morador do bairro, afirmou que este é um problema que vem se arrastando há tempos e que tentou uma solução com a Prefeitura Municipal. No começo do ano, no dia 23 de fevereiro, o vereador enviou uma indicação solicitando a adequação da galeria pluvial, mas não obteve retorno do poder público. 

Desde então, os residentes do local ressaltam que a Prefeitura tem fechado os olhos para o problema e que a colocação das manilhas foi apenas para “tampar o sol com a peneira”.  

Chuvas

As chuvas que assolaram o município na madrugada do último domingo (22) trouxeram dor de cabeça para os moradores que já não estão satisfeitos com a atual situação da rua. Com o alto nível de água e a falta de adequação pluvial, os esgotos transbordaram e invadiram a calçada das residências. 

“Se a Prefeitura desse um jeito, eu não ia precisar ter o esgoto de todos os meus vizinhos transbordando na minha calçada, trazendo cheiro ruim e colocando em risco a saúde do povo.”

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também