Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
Sucursal Pantanal

Forte chuva causa estragos e inunda diversos pontos de Aquidauana

Moradores precisaram ser removidos das residências

08 janeiro 2018 - 15h51Por Bruna Vasconcelos

Os moradores de Aquidauana passaram por momentos de pânico durante o último final de semana. A intensa chuva que caiu no município alagou residências e interditou dezenas de ruas, algumas famílias precisaram ser removidas após terem as casas alagadas e os muros cedidos.

O bairro Santa Teresinha, a Vila Quarenta e a região em torno da Lagoa Comprida foram os locais mais críticos. Sem rede de adequação das águas pluviais, as ruas ficaram alagadas e impossibilitaram que a população saísse de casa. Quem foi atingido pela enchente precisou pedir ajuda para a Defesa Civil da região.

Pelas redes sociais, os aquidauanenses compartilharam fotos e vídeos dos estragos na tarde do último domingo (7). Uma família da Vila Quarenta precisou ser removida em caráter de urgência após a enchente invadir a residência e danificar a maiorias dos móveis e eletrodomésticos.

Um vídeo compartilhado por uma moradora da Rua José Duarte, no Bairro Santa Terezinha gerou centenas de visualizações e críticas aos gestores municipais. Na filmagem, o marido tenta conter as águas com uma tábua para que a forte correnteza não invada o imóvel. Roseli Castelo afirmou que o problema é frequente, mas o Poder Público “fecha os olhos” para a situação.

“Se meu marido não tivesse colocado a taboa teria entrado água dentro de casa mesmo com a mureta que já tem na varanda”.

Rayanne de Cássia mora no entorno da Lagoa Comprida e há meses tenta uma solução junto à Secretaria de Obras e Prefeitura. Em dias de chuva, ela e a sogra precisam ficar em alerta, empurrando com um rodo a água que invade o quintal da família.

“Depois que asfaltaram a rua de cima começou isso aqui. Sempre que chove não temos paz porque a rua enche, a água invade nosso quintal e precisamos ficar empurrando ela para que não entre no imóvel. Já tentei resolver, mas a prefeitura só quer maquiar a cidade com a pavimentação asfáltica”.

Em nota, a Prefeitura de Aquidauana informou que dentre os atendimentos realizados até o momento estão entrega de água, alimentos, colchões e auxílio no transporte de famílias e seus pertences para casa de familiares e, ainda, para a Associação de Moradores da Vila Quarenta. A equipe do Plantão Social da Secretaria de Assistência Social também está trabalhando no acolhimento dos moradores que pediram ajuda, com o objetivo de minimizar a situação de risco social. 

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Mario Ravaglia, o índice pluviométrico deste domingo ultrapassou 60 milímetros.