FAPEC
FAPEC - vestiular
(67) 99826-0686
cidade natal pmcg

“Pintado a la Glória” é o prato vencedor do 1º Circuito Gastronômico do Fegasa

1 DEZ 2017
ASCOM PMC
18h40min
Comissão julgadora realizou a avaliação dos pratos Foto: Renê Carneiro

“Pintado a la Glória” foi o prato vencedor do 1º Circuito Gastronômico do Fegasa, em Corumbá. A avaliação do corpo técnico do VI Festival Gastronômico Sabores das Américas ocorreu  nesta quinta-feira (30), no Sindicato Rural. Durante o Circuito, 12 estabelecimentos ofereceram pratos especiais com ingredientes regionais que foram avaliados pelos clientes.

Os itens analisados pelo júri foram harmonia de sabor e textura, criatividade, técnica utilizada e apresentação. Dois chefs de cozinha, um jornalista, um representante da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e um membro do Conselho Municipal de Turismo compuseram o júri.

“O Circuito foi muito importante. Conseguimos valorizar os restaurantes, como também os nossos ingredientes locais. Com isso, conseguimos fomentar a nossa gastronomia que é tão rica. Vejo a iniciativa com saldo bastante positivo. Envolver esses estabelecimentos e também essa demonstração com os pratos acabou movimentando a gastronomia dentro da cidade”, afirmou Viviane de Arruda Neves, gerente de programas de desenvolvimento de turismo.

Participaram do Circuito restaurantes, lanchonetes, pizzarias e food trucks. O objetivo do evento foi o aprimoramento das técnicas gastronômicas, fomento à utilização dos ingredientes locais e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação do sabor e da apresentação dos pratos inscritos pelos estabelecimentos comerciais participantes.

Os cozinheiros tiveram total liberdade de criação de suas receitas, e teve como obrigatória a inclusão na receita de no mínimo um insumo que seja componente característico da culinária pantaneira.

Proprietária do Glória Grill, restaurante vencedor, Flávia Cristina Barbosa Pedroso afirmou que foi a primeira vez que o estabelecimento participou de um evento como este.

“A gente fez a inscrição, sentamos eu, meu esposo e o cozinheiro, pensamos bastante e chegamos ao acordo para fazermos esse prato. O peixe é um prato que sai bastante em nosso restaurante. Foi um pouco complicado misturar os sabores porque cada um queria de um jeito, mas entramos em um acordo”.

O prato do festival ainda está no cardápio do restaurante.

“Ele está sendo bem pedido e vai continuar no cardápio, enquanto as pessoas continuarem pedindo. É bom a gente ter esse tipo de concorrência na cidade porque nos estimula a trabalharmos os vários sabores que existem aqui.”

Veja também