A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Sucursal Pantanal

23/10/2017 11:20

A+ A-

Prefeito de Corumbá participa de seminário internacional sobre hidrovia no Paraguai

Ruiter Cunha de Oliveira é o único representante brasileiro

Ruiter Cunha de Oliveira, prefeito de Corumbá, participará na manhã desta terça-feira (24) do Seminário Internacional em Assunção. O objetivo é discutir a importância da infraestrutura hidroviária e ferroviária para a integração regional. No Paraguai, o prefeito fará parte do painel sobre “O papel da hidrovia na integração física regional”. 

O evento é organizado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata - Fonplata.

Único representante brasileiro, Ruiter discutirá propostas concretas sobre regularização, mobilidade e logística e investimentos prioritários em infraestrutura e serviços que permitam dinamizar a produção e o comércio na região com o objetivo de modificar o atual cenário.

O papel de órgãos multilaterais de financiamento como o Fonplata para dinamização do funcionamento da hidrovia também será debatido. 

O seminário está levando em consideração que nas últimas décadas países da América Latina têm avançado em questões de integração econômica e a região tem conseguindo superar os riscos dos mercados globais. Por este motivo, a integração física entre os países é fundamental.

Para a organizadora do seminário, a melhoria na qualidade e cobertura dos serviços de infraestrutura amplia os níveis de produtividade, reduz custos, impulsiona a competitividade e aumenta a demanda de novos serviços. 

Atualmente, nos países da Bacia do Prata, composta por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, há um crescente interesse em potencializar o desenvolvimento hidroviário da região, através dos rios Paraguai, Paraná, Uruguai e Prata. Com quase 3.500 quilômetros de extensão, com cerca de 17 milhões de pessoas, a hidrovia Paraguai-Paraná é fundamental para melhorar a competitividade logística dos países que compõem o Fonplata. 

Por isso, o evento propõe analisar o papel da infraestrutura na integração regional e discutir desafios e oportunidades que permitam superar os principais obstáculos para a melhoria do setor.
 

Carregando Comentários...

Veja também