A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Entrevistas

02/04/2018 13:30

A+ A-

Inspirado no pai, jovem vira fisiculturista e revela dificuldades em participar de concursos

Próximo concurso será realizado em junho e o atleta precisa de apoio para se deslocar até Três Lagoas

Inspirado no pai José Luiz Marçal Júnior, 40 anos, que sempre foi focado na boa forma, Luiz Fernando Lozzarotto, 19 anos, decidiu definir os músculos do corpo na adolescência, e atualmente reveza entre manter os músculos e a faculdade de direito. Ele já ganhou destaque no primeiro concurso que participou e sonha em participar de grandes competições.  

“Meu pai assistia, eu achava bacana os físicos fortes, seco, coisa que você não vê normalmente. Eu ficava pensando, quem sabe um dia, com 30 anos de idade quem sabe eu possa competir. Mas na verdade participei do primeiro concurso em março deste ano”, explica o estudante.

Fernando destaca ainda, que o esporte ainda é alvo de preconceito e desvalorização. “Pessoal quando não conhece tem preconceito, minha mãe mesmo não gosta. Porque quando nos preparamos para competir, parece outra pessoa. Fazemos trabalho diferenciado, quando só treinava porque gostava era um tipo de treino, agora é outro”.

Confira a entrevista completa:

TopMídiaNews: como e quando se interessou pelo esporte?

Luiz Fernando: na verdade eu comecei a treinar dos 14 para 15 anos, desde então eu via meu pai treinando, porque ele treina desde a minha idade. Comecei me espelhando no meu pai em termos de treino. Ele não compete e não gostava no início da ideia, achou que eu estava muito novo, mas com o tempo viu minha dedicação, o que foi passado eu fiz arisca, em termos de apoiar, ninguém da minha família apoiou. Meu pai está mais na academia, ele se cuida, não é competidor. Ele é bem forte, três vezes mais que eu, ele também gosta de ficar forte, ele me viu e mudou pensamento, agora já pensa mais em competir. Eu achava bacana, o físico meio que me lembrava personagens de desenho, heróis, achava bacana. Comecei a treinar e assistia muitos vídeos de musculação, um dos mais famoso é o Mister Olympia.  Meu pai assistia, eu achava bacana os físicos fortes, seco, coisa que você não vê normalmente. Eu ficava pensando, quem sabe um dia, com 30 anos de idade quem sabe eu possa competir.

TopMídiaNews: quando decidiu que queria participar de concursos da modalidade?

Luiz Fernando: eu comecei a ter uma evolução, sempre gostei de ter alimentação mais centrada, fazia treino intenso, forte, a evolução vem, não tem como. Com 17, 18 anos, comecei a pensar que o início da competição estava mais próximo. Agora com 19 anos, eu comecei a me interessar mais e consegui uma pessoa para me ajudar, chamamos de colt,q eu é o treinador.

TopMídiaNews: como foi seu desempenho no primeiro trabalho voltado para a competição?

Luiz Fernando: ele passou o treino, a dieta e essa foi a primeira vez que fui ter acompanhamento mais especifico para o esporte. Começamos a fazer trabalho sem pretensão de competir, só que a melhora foi grande na vista dele, que me perguntou se eu não queria participar. Participei de um campeonato em março, em Dourados. Eu tenho vinculo exclusivo da federação IFBB, vai ter competição de outra federação, mas não posso competir porque leva gancho de 2 anos. É uma suspensão. A IFBB vai ter campeonato em junho, até dava para ir, mas é em Três Lagoas e não tenho recurso para me deslocar até lá.

TopMídiaNews: você considera o fisiculturismo um esporte desvalorizado no Estado?

Luiz Fernando: a inscrição é cara, o esporte é desvalorizado, acredito que está melhorando porque o meio fitness tem crescido bastante. Hoje em dia as pessoas ainda não gostam muito do físico de competição, mas se interessam em ver. Pessoal quando não conhece tem preconceito, minha mãe mesmo não gosta.  Pensam que não querem para eles, mas gostam de ver. o atleta não tem um retorno de imediato. Eu digo que é retorno a longo prazo, você se prepara, tem gasto com alimentação, quem usa suplemento tem gasto com suplemento, também paga academia, fora as horas de treino, aeróbica. Você compete, mas mesmo ganhando não tem retorno financeiro, no máximo um pote de way, camiseta e coqueteleira.

TopMídiaNews: como é feito o preparo para a competição?

Luiz Fernando: fazemos trabalho diferenciado, quando só treinava porque gostava era um tipo de treino, agora é outro. Por exemplo, quando gosta de malhar braço, treina braço. Na competição, tem que cuidar de todos os músculos, seguir harmonicamente o crescimento. Às vezes você não quer treinar, mas está precisando, perde a harmonia do físico. O que ganha campeonato é harmonia, não adianta ter braço gigante e perna pequena, tem que olhar o físico achar bonito, estético tudo certo.

TopMídiaNews: o que mudou em você como atleta desde a primeira competição?

Luiz Fernando:  evolui aspecto físico e mental. Eu mudei muito termos de pensamentos. Você segue arisca, ganha coragem para tudo. Eu curso direito, se consegui fazer 30 dias de preparação, que foi curta, normalmente é três, quatro meses, me sacrifiquei um pouco mais. Vi que conseguia e conciliei isso com a faculdade, pensei que eu consigo e hoje, eu sei que se eu focar, eu realmente consigo.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024