TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024
Entrevistas

Josiel viu a vida desabar e tentou suicídio, mas teve mais coragem para viver do que para morrer

No Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio, ele abriu o coração para de ajudar pessoas que sofrem

02 outubro 2017 - 14h41Por Thiago de Souza

''Tive mais coragem para viver do que para morrer'', relembra o analista de suporte em Tecnologia da Inforamação, Josiel Torres, 35 anos. Em 2008, quando vivia em Curitiba, viu a vida desmoronar em todos os aspectos e decretou a sentença de morte por duas vezes. Hoje, acolhido pela família e tratado, acredita que o afeto e o diálogo podem salvar vidas.

Torres lembra que problemas familiares, financeiros e afetivos vieram de uma só vez. O por quê isso aconteceu? Não interessa. Segundo especialistas, julgar é a última coisa que se deve fazer nesses casos. A entrevista é divulgada agora em outubro, mas foi feita no fim de setembro!

Afetado pela ansiedade e depressão, o analista disse não entender o que sentia à época.

''Só havia tristeza, desespero e desgosto [...] entre outros pensamentos pesados, que se você tiver um pouco de coragem e falta de fé, não pensa duas vezes em fazer [tirar a vida]'', explicou.  

A gota d'agua para a tragédia pessoal de Josiel foi a rejeição da ex-mulher, mãe da filha dele, que o impediu de se aproximar da pequena, à época com 2 anos.

''Isso acabou comigo! Tentei me matar com gás. A sorte que o botijão estava vazio'', disse. Ele acrescentou que chegou até estudar técnicas mais rápidas e eficazes para por fim à vida.

No entanto, depois da atitude de morte, ele disse que começou ler sobre o kardecismo e a doutrina espírita, que o fizeram refletir sobre o valor da vida.

Sobre apoio familiar, ele recorda que os pais não sabiam o que estava acontecendo, justamente porque ele 'se fechou' e não atendia telefonemas.

''Isso fez com que eles desistissem de me procurar'', relata. O abandono a uma pessoa com depressão e angústia, diz Josiel, ''é o mesmo que jogar combustível numa fogueira. É arrasador!

(Josiel está feliz e diz que é possível vencer a depressão - Foto: reprodução)

Para Josiel, a abordagem fundamental para  a reversão do quadro de um suicida em potencial é, principalmente, o acolhimento.

''A família precisa relevar tudo e abraçar a vitima, dar carinho, atenção e conduzir ao tratamento psiquiátrico e psicoterapia. [...] tem famílias que encaram a vítima como um incômodo, e até internam em clínicas psiquiátricas, sendo submetidos de forma forçada a tratamentos muitas vezes radicais'', explica.

A volta por cima, relembra o ex-suicida, veio quando ele mesmo resolveu se dar uma chance. A saída foi impor uma meta na vida e tentar ser feliz mais uma vez. E deu certo!

''Abandonei tudo o que me trazia más lembranças e saí de Santa Catarina para viver em Campo Grande. Deixei bem claro pra mim que era minha última chance. Para alguém nesse quadro, é essencial manter metas e objetivos concretos'', orienta. 

Aqui na Capital, ele iniciou um tratamento sério, com psicólogo e psiquiatra, que também foram decisivos na manutenção de sua vida.

''Graças à minha esposa, hoje tenho uma vida feliz, tranquila, e posso dizer que consegui vencer o suicídio. Porém é uma vida de manutenção constante, vivendo um dia de cada vez e com muito cuidado'', finaliza Josiel.

Josiel é casado desde 2011 com a jornalista Liziane Berrocal. Tem duas filhas, Clara, de onze anos (primeiro casamento) e Ana Lara, com cinco meses (atual matrimônio). Ele agradeceu pela abordagem ao assunto, pois disse que isso pode ajudar muita gente.

(Josiel com a filha no colo e a esposa Liziane na igreja)

Ajuda

Onde buscar ajuda - Nas escolas clínicas de psicologia, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nas Unidades de Pronto Atendimento, nos telefones 3383-4112 e 3383-4113 do Grupo Amor à Vida (GAV), 193 do Corpo de Bombeiros e 190 da Polícia Militar.

Capacitação - O curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é oferecido gratuitamente, as turmas são anuais com início em março e término em novembro. Maiores informações através do e-mail prevencaodosuicidio@gmail.com.

Qualquer dúvida sobre o tema pode ser esclarecida por meio do Whatsapp do capelão Reis: 67 - 9 9982-6179