A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

O sonho não acabou

14/11/2016 15:34

A+ A-

Jovem enfrentou racismo no futebol europeu e hoje é dono de barbearia em Campo Grande

Rafael afirma que enfrentou muitas dificuldades antes de abandonar os campos

Os 'primeiros' passos no futebol foi incentivado pelo pai e foi assim que Rafael Ricardo de Oliveira Torres, 27 anos, relembra da infância quando deu início ao sonho de se tornar jogador profissional. O atleta destaca que, após se destacar nos campeonatos que eram realizados em Campo Grande, surgiu a primeira oportunidade de jogar fora e com 14 anos, aceitou o desafiou e começou a defender a camisa do PSTC em Londrina.

Rafael recebeu propostas para jogar pelo Palmeiras e Corinthians, mas a omissão de informações do empresário trouxe decepção para a carreira em campo. Um novo desafio surgiu e o craque deixou o país para jogar na Eslováquia, mas o racismo que enfrentou e a falta de pagamento foram responsáveis pela volta de Rafael à Capital.

O sonho de ter a habilidade dos pés reconhecida deu uma pausa e hoje, Rafael busca o reconhecimento das empresas que conseguiu montar. Ao falar dos campos, o jovem diz que não descarta voltar jogar futebol, mas relembra que agora não pode arriscar e troca o certo pelo duvidoso.

Confira abaixo a entrevista completa com Rafael Ricardo:

TopMídiaNews: Como nasceu o sonho de ter o futebol como profissão?

Rafael: Eu comecei com 5 anos sempre incentivado pelo meu pai, ele treinava um time e eu sempre estava com ele na beira dos campos e treinando também. Meu pai é apaixonado por futebol, isso veio de sangue. Eu recebi proposta para ganhar bolsa de estudos no colégio Osvaldo Cruz e  com 6 anos fui pra lá.  Com 12 anos, recebi proposta para jogar no ABC, comecei estudar lá com a minha irmã, ela fazia outra modalidade e com 14 anos sai pela primeira vez de Campo Grande.

TopMídiaNews: A proposta para sair da cidade era para atuar no futsal?

Rafael: Aqui eu jogava futsal e campo, mas sai da cidade para jogar apenas campo pelo PSTC de Londrina, fiquei lá de 2004 a 2006, depois fui para o Atlético Paranaense até 2007, fiz uma passagem pelo internacional de Porto Alegre, depois me profissionalizei no Inter, mas joguei só no profissional B, em 2008 fui para o Roma de Apucarana, fiquei até 2009 e em 2010 fui para Arapongas.

TopMídiaNews: Em que momento o empresário omitiu informações, te fazendo desistir de fazer teste no Palmeiras?

Rafael: Foi no Inter que aconteceu, eu tinha acabado de assinar contrato e ele queria me tirar para ir para o Corinthians, eu disse que não ia porque tinha acabado de assinar contrato. Depois ele falou que era para ir para o Palmeiras, dai eu disse que não queria porque tinha acabado de assinar contrato com o Inter,  dai o próprio empresário, magoado porque eu recusei o que ele achava certo, me queimou dentro do time. Eu tinha chegado fazia 2 meses e não quis ir. Depois recebi proposta do Palmeiras, perdemos Gauchão para o Grêmio, o empresário chegou e falou que a situação estava difícil, falou que eu ia ficar lá, mas as portas estavam abertas, rescindi contrato com Inter e fui para o Palmeiras, troquei o certo pelo duvidoso. Quando cheguei lá, fiquei sabendo que não tinha nada certo, era apenas um teste, larguei mão e vim embora.

TopMídiaNews: Quando surgiu oportunidade de voltar para os campos após essa decepção?

Rafael: Fui para o Roma do Paraná, depois fui para o time do Catar, joguei com Juninho Pernambucano e surgiu oportunidade de ir para a Eslováquia em 2011. Acabando contrato com Arapongas, conheci grupo de empresários e fui fazer teste no leste europeu, no segundo treino, eu  assinei contrato de 3 anos. Cumpri 2 anos, sai de lá por sofrer racismo e pelo salário atrasado. Em 2013, consegui vim embora, eles pagaram um mês e passagem para minha esposa e eu voltar.

TopMídiaNews: Quando percebeu que não dava certo continuar no futebol?

Rafael: Esse ano eu percebi que não dava mais certo, estava no Confiança de Aracaju, jogando a série C da Copa do Brasil Copa do Nordeste, machuquei meu joelho e o time me mandou embora. Entrei na justiça, fiz acordo com eles e resolvi montar a loja. Como eu ia ficar muito tempo parado por conta do joelho, fiquei um ano parado e voltei a jogar agora tem 4 meses.  Desisti, era meu sonho, mas acaba desanimando com tudo que acontece no decorrer do tempo.

TopMídiaNews: Quais são seus novos investimentos como empresário?

Rafael: Montei a loja Vegas Store e tive a ideia de mudar para montar a barbearia junto. Fazer um espaço com jogos de sinuca, video game e jogos de baralho foi um tema que veio na cabeça,  gostamos de jogar pocker, cacheta, jogos de baralho e formamos a loja de início, em seguida montamos a barbearia no mesmo estilo. Eu precisava de alguém para montar comigo, conversando com o meu amigo Renan Torres, resolvemos montar, reunimos a Vegas a Barbearia e abrimos.

TopMídiaNews: Como é funciona a loja e a barbearia?

Rafael: Deixamos os jogos livres para todos os clientes, se está esperando e quiser jogar sinuca ou vídeo game, tem essas opções. Os serviços oferecidos variam de R$ 25 a R$ 80. Vendemos também roupa infantil e masculina.

TopMídiaNews: Após toda turbulência que viveu no futebol, como se sente hoje?

Rafael: Me sinto realizado, não me vejo mais jogando bola, não posso mais arriscar, eu já não tenho idade para arriscar, sou casado há 5 anos, tenho um filho de quase 3 anos de idade, então eu não posso me arriscar. A loja e barbearia é o sustento da minha família.  Hoje eu tenho condição financeira tranquila, não descarto voltar para os campos, mas se receber uma proposta certa, boa, gostaria de voltar.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024