A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Entrevistas

20/02/2017 15:06

A+ A-

Mudanças a vista: Delegada destaca aproximação entre população e Polícia Civil

Sidneia destaca que as crianças devem ter policiais como exemplo

Com 27 anos exercendo o cargo de delegada em Mato Grosso do Sul, Sidneia Catarina Tobias, que assumiu há poucos meses a assessoria de Polícia Civil, demonstra que a comunicação passa por mudanças, que devem aproximar o policial da população.

A delegada, que também assumiu a assessoria de projetos, destaca que mais de 30 projetos foram desenvolvidos, com objetivo de valorizar o trabalhador civil, que deve ser vir de exemplo para as crianças, que tem medo de policiais.

Sidneia explica que muitos pais acabam utilizando a polícia para colocar medo no filho, que cresce com receio da polícia ao invés de entender que o trabalho desenvolvido pelos civis é de servir e proteger.

Confira a entrevista completa:

TopMídiaNews: como enxerga esse novo desafio de assumir a assessoria de comunicação e assessoria de projetos?

Sidneia Tobias: estou há quatro meses a frente da assessoria da Polícia Civil. Estamos desenvolvendo mudanças na estrutura da comunicação da Polícia Civil. Hoje eu também respondo pela assessoria de projeto, que antes ela existia no papel e não era efetivamente utilizada. Tem seis meses que estou na assessoria de projetos  e já desenvolvemos 30 projetos, que já geraram emendas federais, algumas mudanças de estrutura de trabalho, por exemplo valorização do trabalhador civil que se aposentou com cartas, de agradecimento ao aposentado, projetos que visam a construção de novas unidades, de materiais de equipamentos de seguranças como coletes, algemas, temos feito esse projeto e o delegado-geral, doutor Marcelo Vargas tem buscado os recursos para que eles sejam implementados. Tentamos fazer com que a Polícia Civil  tenha uma administração. Não esperar acabar para ir atrás de algo, mas sim ir antecipando tudo.

TopMídiaNews: quais são as conquistas mais recentes?

Sidneia Tobias: agora conseguimos emenda para acessibilidade das duas Depac's, para acessibilidade, porque não adianta nada eu cobrar de uma pessoa e não ter isso no nosso prédio. A tendência nossa é que todas as unidades tenham acessibilidade da forma correta, começamos pelas duas delegacias, a do centro e a piratininga.

TopMídiaNews: como mudar a visão da população em relação aos policiais?

Sidneia Tobias: na comunicação, eu comecei a perceber que as crianças tinham medo da polícia, todo mundo quer ser bombeiro, mas todo mundo tem medo da polícia e o que queremos mostrar agora, conversei com delegado geral e ele achou ótima ideia,  é que estamos aqui para servir e proteger. Que somos amigos da população, que estamos aqui a fazer o bem, que queremos trabalhar para a sociedade.

TopMídiaNews: como as mudanças serão implementadas?

Sidneia Tobias: levamos isso com mudanças de posturas, entramos agora na volta as aulas com dicas de seguranças para pais, crianças, adolescentes, universitários. Inicialmente fazemos isso via programa rádio, que vem do governo, que também aderiu a ideia. Começamos a trabalhar com facebook, instagran, temos muitos seguidores que olham atentamente o que postamos, as pessoas gostam e compartilham.  Queremos dar a informação correta para todos, ajudar as pessoas a se auto proteger, quando não conseguem isso, entramos com nosso papel para servir e proteger.Há muito tempo, o pai fala pra criança, se não fizer isso vou chamar a polícia para te prender, as pessoas falam naturalmente no dia a dia essa questão.

TopMídiaNews: como a sociedade enxerga a polícia hoje?

Sidneia Tobias: a sociedade em geral não nos conhece, queremos que conheça o trabalho. Fala que polícia veio, prendeu mas soltou. Não é a polícia que solta, cumprimos a lei da forma que ela é possível, a pessoa tem opções, a lei da brecha de pagar fiança, quem solta é a lei, existe o poder judiciário, o Ministério Público, queremos que a população conheça o nosso trabalho. Trabalhamos para que nossos policiais prestem serviço de excelência, mesmo não tendo efetivo ideal, condições ideais de trabalho. Na realidade trabalhamos e tem policiais que se desdobram, mas tem concurso em andamento, que deve sair agora, que traz melhores condições de efetivo. Recebemos muitos materiais, coletes, algemas, munições que propiciam melhores condições de trabalho, não é ainda o ideal, mas fazemos com que renda e traga mais frutos.

TopMídiaNews: como funciona o trabalho da Polícia Civil?

Sidneia Tobias: a prevenção é com a Polícia Militar, número de viaturas caracterizadas é pela PM, o papel da Polícia Civil é a investigação, depois que o crime ocorre  e fornecer estatísticas e elementos para realizar palestras, prevenções específicas. Temos condições de fazer levantamentos de mais furtos, orientando para uma prevenção maior e tentar pegar pessoas que cometem esses crimes. PM pede apoio da Polícia Civil, para que faça o auto de prisão em flagrante, de apreensão de menores, inquérito polícia e encaminhar ao juiz e ministério público.  Nós estamos tentando implementar situação diferente, tentando antecipar alguns fatos, algumas dicas para as pessoas se auto proteger, tentando passar informações sobre queima de drogas, crimes elucidados, estamos trabalhando com filmagens, para que a população nos conheça e confie em nosso trabalho. As pessoas sabem que existe, mas não entendem.

TopMídiaNews: como as pessoas conseguem mais informações sobre o trabalho da Polícia Civil?

Sidneia Tobias: temos vídeos de operações policiais, vamos sair com a vida de polícia, mostrando que o policial é um ser humano normal, que ele tem filhos, tem família, sai de casa querendo voltar para a família, desempenha uma função de risco, queremos o apoio da população, a confiança da população, que as crianças tenham o policial como exemplo, é isso que queremos transmitir.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias