A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Entrevistas

30/10/2017 14:50

A+ A-

Tendência no mercado, contabilidade consultiva potencializa lucros com pouco investimento

Modalidade une o útil ao agradável mesclando contabilidade e consultoria em um só serviço

Apesar de essencial, a consultoria acaba pesando no bolso, principalmente de quem está começando, e acaba sendo deixada de lado por muitos empreendedores. Já a contabilidade, não tem como fugir, e sempre tem espaço em todo negócio.

Com esse problema em vista, a contabilidade consultiva surgiu para unir os dois serviços, que são essenciais para um empresário de sucesso, afinal não é possível tocar um negócio sem o controle dos ativos e passivos e sem o planejamento estratégico para tomada de decisões.

Inovando no ramo que já é tendência de mercado em outros estados, os empresários Vanda Lucia W. Vasconcelos e Cássio Rodrigues Pereira decidiram implantar o modelo de atendimento na AT Soluções Empresariais, que já possui 36 anos de estrada.

Sendo os dois especialistas em consultoria, auditoria, perícia e contabilidade, eles são os entrevistados da semana do TopMídiaNews e explicam um pouco mais sobre o serviço. Confira:

TopMídiaNews: O que é contabilidade consultiva?

Cássio: A contabilidade surgiu na Renascença, em Florença, no auge do movimento mercantil. E ela foi uma revolução. Não existia forma de anotar as vendas, não tinha forma de controlar o seu negócio rapidamente. Então que acontecia? Cada um fazia de uma forma. Até que surgiu um cara chamado Luca Pacioli, professor de matemática do Leonardo da Vinci, que desenvolveu um método muito simples, que é até hoje é usado, do livro-caixa. De um lado você coloca tudo que entra e, do outro, tudo que sai. Foi uma revolução. Quando a pessoa tinha essas informações em mãos, ela conseguia saber rapidamente se ela tinha lucro ou prejuízo. A contabilidade serve para isso.

O que acontece no Brasil? O Brasil tem uma particularidade, pois as pessoas enxergam a contabilidade apenas como uma questão fiscal e tributária, mas não é isso. O cerne dela é informação para gestão financeira. Em outros países, a mesma contabilidade que eu uso para a fiscalização, eu uso para tomar decisão. E a contabilidade consultiva serve para isso, resgatar essa função e usar a contabilidade para fornecer ao empresário mecanismos para a tomada de decisão.

Vanda: A contabilidade hoje é peça fundamental para a tomada de decisões, tanto para o empresário como para uma decisão judicial como para um empréstimo bancário. Todos os segmentos, desde a pequena, média e grande empresa, ela precisa da contabilidade para que ela tenha a prova do lucro. É como se fosse a certificação de nascimento de uma empresa e o que ela faz ali dentro durante o período de vida dela, o histórico dela.

Estamos resgatando a contabilidade consultiva porque hoje o empresário tem muita vontade de conhecer os números dele e talvez não alcance isso aí. Nós, contadores e consultores, nos unimos para que a gente preste essa informação, a mais clara e real possível do negócio do empresário. Nós conseguimos mensurar em números reais o que está acontecendo nas atividades econômicas dele, o lucro que ele está tendo.

TopMídiaNews: A partir daí entra a consultoria, que seria o que o empresário pode fazer com esses números...?

Cássio: Exatamente. A ideia é fazer que ele saiba exatamente quais os resultados da empresa dele periodicamente e saiba a qualidade dos dados. O que acontece? Poucos empresários têm acesso a uma consultoria financeira. O Sebrae tem uma forma de subsídio que auxilia isso, principalmente os pequenos empresários, mas o preço de uma consultoria não é atrativo. E a consultoria é muito importante. Ela muda conceitos, muda a empresa e facilita o lucro.

O contador tem todo o cabedal de informações, teórico e metodológico, mas nem sempre tem experiência com muitas empresas para que o erro de uma não se repita na outra. E o grande problema é que os contadores estão tão atarefados com a parte fiscal e tributária que não têm tempo de oferecer isso para os clientes. Tem uma pesquisa do Sebrae  que fala que 70% dos micro e pequenos empresários gostariam de ter mais contato com os contadores. No futuro toda a contabilidade vai ser consultiva, o que estamos fazendo é nos antecipar a isso.

Vanda: Muitas vezes o empresário tem todo domínio do negócio, todo o conhecimento, mas existem algumas técnicas que ele deve ou não seguir, por não ter o domínio total dos números, ele não consegue implantar no dia a dia da empresa. Antes você contratava uma consultoria, ela passava dois, três meses dentro da tua empresa, produzia informações e se retirava. Hoje com a contabilidade consultiva, nós queremos que ele continue todo o período vendo os resultados. Aí vão surgindo novas necessidades e ele vai sempre nos consultando sobre aquilo que é necessário para que ele alcance o melhor resultado.

TopMídiaNews: Quando vocês começaram a trabalhar com essa modalidade de contabilidade?

Cássio: Eu sou consultor há alguns anos e muitas pessoas me procuram para fazer orçamento de consultoria e não conseguem por causa do valor. A consultoria não é barata, ela exige três coisas: tempo do empresário para se dispor a ficar com o consultor, afinal o consultor tem que entrar na empresa e mexer nos processos internos dela; o empresário tem que estar disposto a mudar a cabeça dele para aceitar a consultoria em três, quatro meses,  não dura mais que isso; e tem que ter um capital para investir. Tudo ao mesmo tempo.

Todo empresário precisa de um contador então nós unimos as duas coisas: contabilidade e consultoria. Porque ele precisa de um contador e, dessa forma, nós diluímos aquilo que ele paga em alguns meses nos honorários de contabilidade por 24 meses, 36 meses. A gente fideliza o cliente. No começo, a consultoria é mais incisiva porque muda o processo. Mas depois, dentro do processo, o trabalho é outro, de monitoramento.

Vanda: E tem outra coisa que chama atenção dos clientes da AT Soluções. Como eu trato a contabilidade consultiva, o empresário me traz o problema e nós damos a solução. Nós acabamos remediando a situação. Com a consultoria, nós vamos à empresa e já solucionamos lá para quando chegar na contabilidade estejamos apenas mensurando números e mostrando resultados. É um preventivo.

O que despertou isso? Essa nova conjuntura do mercado hoje. Todas as pessoas não nos procuram dizendo eu tenho tal situação e quero fazer um investimento, elas nos procuram com tal problema e pedem uma solução. Ficou um pouco mais explicito que nós precisamos tratar o negócio do cliente dentro da empresa com as informações necessárias para que ele realmente tenha uma vida saudável.

TopMídiaNews: Existe um limite mínimo ou máximo do porte da empresa que vocês atendem?

Cássio: Não. Qualquer empresa pode. A consultoria e a contabilidade são ciências, então a mesma receita que a gente usa para uma grande empresa, usa para uma pequena, guardados os devidos portes. Existe, por exemplo, uma ferramenta chamada fluxo de caixa. Qualquer empresa do planeta hoje trabalha com fluxo de caixa, desde a pequena borracharia até as grandes S/As. Se você conseguir organizar um fluxo de caixa por um período e se precaver, toda a empresa funciona.

Vanda: É importante também ir além da necessidade. O que o empresário busca hoje? Olha, eu preciso de um balanço. Para que efeito? Apresentação em uma instituição financeira. Não, ele precisa do balanço para que ele realmente olhe o seu próximo negócio com foco nos números, que vão medir se ele está indo bem ou não.

Cássio: É para que ele não fique às cegas. Mesmo que ele ache que não precise, todo mês vamos apresentar um relatório. Esse mês seu lucro baixou, o que está acontecendo? É sazonal, costume? Não? A ideia é que a pessoa conheça o negócio dela.

TopMídiaNews: Quando vocês aceitam um cliente, vocês conseguem estimar para ele uma expectativa de retorno? Por exemplo, analisando aqui, em tanto tempo, nós conseguimos otimizar os lucros da empresa em x%.

Cassio: O diagnóstico serve para isso. Depende muito da disposição do cliente em mudar as atitudes, a cultura empreendedora. Nem todas as pessoas têm os mesmos problemas, mas a contabilidade consultiva tem uma característica muito interessante: nenhum cliente pode deixar de aumentar seu lucro. Senão tem alguma coisa errada porque é essa é a função. O monitoramento do lucro é para mostrar o resultado.

Vanda: Uma pequena empresa, as pessoas muitas vezes falam que ela não tem condição. É essa condição que nós estamos disponibilizando no mercado hoje. Porque a contabilidade é necessária e a consultoria, nós enxergamos como mais uma necessidade de mercado.

A empresa que começa com planejamento, com consultoria, tem muito menos chance de falir. Hoje as micro e pequenas empresas chegam, em média, a ter uma vida útil de dois anos. Isso vai reduzir a taxa de mortalidade dessas empresas em praticamente 80% porque você vai ter uma excelente ferramenta na mão para planejamento com sucesso.

TopMídiaNews: Qualquer tamanho de empresa, de qualquer ramo, pode procurar o serviço de contabilidade consultiva?

Vanda: Desde que esteja viva...

Cassio: Perfeito. A pessoa jurídica também precisa cuidar da saúde, naquilo que ela se alimenta, gasta de calorias. Qualquer porte de empresa pode procurar e a própria contabilidade consultiva mensura as necessidades, inclusive os honorários. O que muda é que a empresa com muito volume de negócios dá muito trabalho, a empresa com menor volume também tem sua importância, também vai crescer, mas dá menos trabalho. O trabalho é diferente, mas a receita é a mesma.

Vanda: Nós temos até que quebrar esse paradigma que a pequena empresa não consegue, não pode. Nós vimos recentemente uma pesquisa que ela ultrapassou a capacidade de empregabilidade das grandes empresas. As pequenas empresas vão conseguir uma boa condição financeira desde que tenham um bom planejamento e aplique isso no dia a dia, aumentando a capacidade de lucro.

Cassio: A pequena empresa não consegue pagar uma consultoria, mas ela precisa pagar um contador. Então, na contabilidade consultiva, ela paga um contador e embute no valor desse pagamento a consultoria. Então ela vai ter um consultor 24 horas, que sou eu, a nossa equipe. Eu tenho um problema aqui, o que eu faço. Tenho essa conta, não tenho o dinheiro, eu deixo de pagar, faço um empréstimo? A ideia é que ela tenha um consultor e, com o tempo, se o resultado melhora, o lucro melhora, o valor pago se dissolve. Cada vez que a empresa melhora, o honorário contábil dela fica menor em proporção ao que ela recebe. No final das contas, é mais vantajoso. E não é muito mais caro.

Ficou interessado? Mais informações pelo telefone 3356-4410 ou pelo e-mail at@atsolucoes.com.br. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024