Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Entrevistas

Victor Gregório e Marco Aurélio apostam no resgate da música caipira e preparam gravação de DVD

Os sertanejos destacam que os ritmos devem ser resgatados acompanhados de uma nova linguagem

27 março 2017 - 16h10Por Dany Nascimento

O resgate da famosa 'Moda de Viola', em uma linguagem mais atualizada: Esse é o objetivo da união de duas vozes, já conhecidas em Mato Grosso do Sul, que resolveram se unir para apostar em algo diferente no cenário musical. Compositores e cantores, com musicalidade no sangue, Victor Gregório e Marco Aurélio pretendem fazer o resgate da música caipira e já anunciam a gravação do primeiro DVD da carreira.

É isso mesmo, os cantores que deram início a uma parceria apenas na criação de letras, atenderam o pedido dos admiradores do sertanejo e já se preparam para dar um grande passo, a gravação do DVD na lua crescente de junho.

Victor fazia dupla com o irmão, Vinicius, que desistiu de seguir carreira musical no sertanejo e hoje se dedica a igreja. Já Marco Aurélio, relembra a trajetória que viveu ao lado do antigo parceiro, Paulo Sergio e destaca que ideias diferentes foram cruciais para o término da dupla.

Confira abaixo a entrevista completa:

TopMídiaNews: porque encerraram carreira com os ex-parceiros?

Marco Aurélio: já tem 5 anos que encerrei carreira em dupla com Paulo Sérgio. Eu costumo brincar que peguei ele com outro. O ciclo encerrou, eu queria seguir outros caminhos e ele também, tínhamos pensamentos diferentes e encerramos esse ciclo.

Victor Gregório: em junho de 2016, meu irmão e antigo parceiro Vinicius  e eu chegamos a um consenso. Fazia um tempo que meu irmão estava firme na igreja, os compromissos dele começaram a apertar, ele chegou e conversou comigo numa boa, tivemos uma história bonita, assim como o Marco teve com Paulo Sérgio, dai tomamos essa decisão juntos de finalizar a carreira em dupla. Até então, eu não pensava em seguir carreira ao lado do Marco.

TopMídiaNews: quando decidiram seguir carreira como Victor Gregório e Marco Aurélio?

Victor Gregório: eu comecei a cantar me espelhando no Marco, sempre estávamos nos mesmos lugares cantando, a dupla dele sempre teve expressão muito grande, eu queria chegar onde eles chegaram, eu sempre tentando aprender, me inspirando bastante, dai começamos a escrever juntos.  Eu e o Marco já estávamos escrevendo junto e tivemos a ideia de começar a soltar vídeos com as nossas composições, não tínhamos nos atentado para a questão dupla, a ideia era mostrar as composições soltando vídeos do que fazíamos de novo. Assim que soltamos o vídeo da música 'Pilantra', as pessoas começaram a questionar se era uma nova dupla. Depois postamos mais um vídeo, da música 'devolve os tapaware da minha mãe' e as pessoas começaram a falar que as vozes casavam e graças a Deus, nasceu a dupla.

TopMídiaNews: qual o objetivo e diferencial da dupla no mercado sertanejo?

Marco Aurélio: basicamente a dupla tem objetivo de voltar as músicas mais pro sertão, para o que era antes, o que temos de mais antigo. Não é só a música caipira, é a caipira e algo diferente. Queremos um arrasta pé, você não ouve hoje um arrasta pé novo, queremos resgatar os ritmos.

Victor Gregório: tem alguns ritmos que gostamos de ouvir e não encontramos nada de novo. Quando fala em valsa, nossa mente vai para 30 anos atrás, podemos ter isso agora. Queremos uma letra nova, de acordo com a evolução do mundo, a linguagem evolui e a música tem que evoluir também, não podemos deixar o ritmo de lado. Hoje tem o sertanejo universitário, gostamos também, escrevemos para esse mercado, mas queremos resgatar o ritmo que todos querem ouvir e não tem mais hoje. Guarânia por exemplo, vem na cabeça o trio parada dura, Milionário e José Rico, que é dupla antiga, mas que vivia se atualizando. Isso que queremos fazer, uma coisa diferente, sair do mesmo.

TopMídiaNews: como vocês avaliam essa 'explosão' de duplas com mulheres no marcado?

Victor Gregório: eu acho muito positivo, havia uma necessidade da mulher despontar na música, já tivemos esse momento há muito tempo atrás, tínhamos a Nalva Aguiar, as irmãs Galvão, temos esses momentos, não é específico, é que o mercado sente a necessidade de ouvir a voz feminina. Hoje temos a Marília Mendonça, mas já tivemos Roberta Miranda. São ciclos, a música é assim, as vezes gostamos mais da voz mais aguda, em outros momentos não. Havia essa necessidade de acontecer.

TopMídiaNews: em algumas músicas, Victor faz primeira voz e em outras, o Marco Aurélio assume a primeira voz, como vocês definem quem faz primeira e quem faz a segunda voz em uma canção:

Victor Gregório: o que acontece muito com a gente, é que na hora que estamos escrevendo, falamos que fica melhor com um ou com outro, é na hora da construção das músicas. Vem naturalmente

TopMídiaNews: o objetivo de vocês é gravar somente canções escritas pela dupla?

Marco Aurélio: basicamente sim, queremos gravar músicas que escrevemos juntos ou de um com outros parceiros, sempre tem que ser a gente.

TopMídiaNews: quando será gravado o primeiro trabalho em dupla?

Marco Aurélio: vamos gravar um DVD na lua crescente de junho, contando a nossa história, falando das músicas, relembrando nossos maiores sucessos e essas músicas inéditas. Será algo bem humilde, porque gravação de DVD é bastante oneroso e queremos prezar pela qualidade. Será na lua crescente de junho. Mais para frente vamos definir tudo e divulgar.

Victor Gregório: o primeiro trabalho da dupla para contar essa história será esse DVD, que terá toda a mistura de ritmos, vai contar a história Marco, a minha história, contar as músicas que escrevemos, que faz parte da história de outros artistas.

TopMídiaNews: quais são as maiores referências musicais de vocês?

Victor Gregório: sempre gostei muito do Milionário e José Rico, foram as primeiras músicas que aprendi a cantar, gosto muito do jeito do Zé Rico, muitos tentaram copiar, mas que nem ele não tem. De compositor tem João Pacífico, pra mim dentro do sertanejo e fora, porque ele tem samba. É um grande ídolo.

Marco Aurélio: eu admiro muito Carlos Cesar e Cristiano desde a infância. João Pacífico e o principal que considero, Benedito Seviero, que escreveu Boate Azul. Eu escrevi minha primeira música com ele, que já morou no meu apartamento em meados de 90, quando eu comecei minha carreira como compositor. Como cantor adoro o Carlos Cesar e o Mathias, que já fiz dupla com ele, quando separou do Mato Grosso. São os ilimitáveis, Zé Rico, Mathias e a dupla que jamais haverá uma dupla como eles, que é Tonico e Tinoco, que era incrível de ouvir as músicas românticas, eram boas demais, são músicas legais. Eles eram totalmente focados na coisa do interior, na coisa simples de cantar, era bonito, era com verdade, passava aquela verdade, contavam histórias. Jamais haverá igual Tonico e Tinoco, essa dupla encarou o preconceito da sociedade, o sertanejo passava por isso. Tião Carreiro e Pardinho também fazem parte da história, Tião criou pagode, são poucas pessoas no mundo que tem esse poder de criatividade.

TopMídiaNews: além da gravação do DVD, tem alguma música nova para a galera:

Victor Gregório: gravamos a música Flor de Maracujá, que será nosso próximo lançamento com trio Derrama. Resolvemos gravar essa música juntos porque tem muito haver, a música é muito bonita.

Para contratar a dupla, que garantiu não ter restrições para fazer shows, basta ligar (67) 98189-1818 ou (67) 9 9210-9792.