Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Entrevistas

Vozes das vozes: Paulo Sérgio e Santhiago apostam no 'Modão' e gravam primeiro CD da carreira

A dupla é conhecida por ter o timbre vocal comparado a Cristian e Ralf

03 abril 2017 - 16h10Por Dany Nascimento

E quem foi que disse que dois timbres agudos com extrema qualidade musical não 'casam' na interpretação de uma canção? Conhecidos como 'Vozes das Vozes', a dupla Paulo Sérgio e Santhiago vem ganhando destaque no cenário musical pelo entrosamento de vozes.

O trabalho musical dos amigos já recebeu elogios de grandes nomes da música sertaneja como Xororó (Chitãozinho e Xororó), Zé Rico (Milionário e José Rico) falecido em 2015, Leonardo, Alan e Aladin, Gilberto e Gilmar e Cristian (Cristian e Ralf).

Por falar em Cristian, a interpretação feita pela dupla sul-mato-grossense é comparada as vozes da dupla Cristian e Ralf, por atingir as mesmas tonalidades que a dupla destaque. Os amigos afirmam que não se incomodam com a comparação feita pelo público e encaram as afirmações como elogio.

A dupla Paulo Sérgio e Santhiago nasceu nos palcos de Cuiabá-MT, após Paulo Sérgio encerrar carreira em dupla com Marco Aurélio e seguir carreira solo. "O Santhiago é meu amigo há mais de 20 anos, eu tinha encerrado carreira em dupla com Marco e agora aproveito o momento para responder as afirmações dele, quem pegou ele com outro foi eu, não foi ele que me pegou com outro (risadas). Estava seguindo carreira solo e tinha um show em Cuiabá. Chamei o Santhiago para ir comigo e lá, eu chamei ele para cantar comigo. As pessoas estavam meios dispersas do palco já no momento da nossa apresentação, mas quando começamos a cantar, foi muito legal porque formou novamente aquele centro de pessoas para assistir a gente".

Paulo Sérgio e Santhiago já trabalham na escolha das músicas, que devem emplacar o primeiro CD da carreira, mantendo o estilo clássico do 'Modão'.

Confira abaixo a entrevista completa com a dupla:

TopMídiaNews: como deram início a carreira em dupla?

Paulo Sérgio:  eu viajava e meu parceiro que me ajudava era ele. Na carreira solo, eu tinha show em Cuiabá e chamei ele para ir comigo.  Fomos cantando umas músicas na estrada porque tínhamos costume de cantar. No show, eu fiz pegadinha do malandro com ele e chamei ele para cantar. Falei para ele ficar tranquilo que dava certo. Eu estava mexendo com o show, ai coloquei os artistas que iam participar da festa primeiro, ficamos por último. O quase ninguém que eu achei que teria na festa na hora da nossa apresentação, não existe em Cuiabá. As pessoas estavam dispersas e derrepente centralizou novamente, todos pararam para nos ver cantando.

Santhiago: eu não tinha dupla antes, essa é a primeira vez que canto profissionalmente. Somos amigos há mais de 20 anos. Desde pequeno estudo música, nunca segui carreira, meu pai cantava, cresci ouvindo música e conheci o Paulo através da música. Estava acompanhando ele nesse dia, ele me chamou e como vi que as pessoas gostaram, decidimos seguir carreira em dupla. A música é algo muito misterioso. Cantamos o refrão da música "Noite de Tortura" e tudo mudou. Eu lembro que nessa época, chegamos a fazer mais de 26 shows em Mato Grosso, Rondônia. 

TopMídiaNews: Em um momento da carreira, vocês decidiram colocar um ponto final na trajetória, por que?

Santhiago: nunca brigamos, somos amigos, quase vizinhos, na verdade. Isso aconteceu talvez pelo desgaste, não com a dupla, mas quando você faz bem o trabalho, mantém aquela qualidade e não é valorizado, é complicado.

Paulo Sérgio: Chegou um momento que olhei para ele, conversamos sobre batalhar tanto, fazer as coisas do jeito certo, cantamos direito, escolhemos repertório massa e não vai, ai resolvemos dar um tempo. Talvez aquele não era o momento.

TopMídiaNews: E como decidiram voltar a trabalhar como dupla sertaneja?

Santhiago: os contratantes começaram a ligar, postavam as coisas no Facebook, as pessoas começaram a perguntar. Dai começamos a fazer algumas ações sociais, não tínhamos coragem de falar não, pensamos que não tínhamos nada a perder, continuamos com nossas atividades particulares. Hoje não nos sujeitamos mais sair de casa para o show para voltar para casa só por ter feito, hoje temos o nosso valor e buscamos a valorização do nosso trabalho.

TopMídiaNews: Aqui em Mato Grosso do Sul, o artista é valorizado?

Santhiago: Infelizmente o que está estragando a música do nosso Estado, são os promoters. Eu tenho muitos amigos no seguimento, mas eu tenho que defender a minha categoria e admitir que eles não se preocupam com a qualidade. Eu conheço meninos que estão começando que ganham R$ 200 para cantar cerca de três a quatro horas em uma casa. Campo Grande conseguiu tomar o título de Goiânia, hoje somos o berço da música sertaneja, mas acabamos indo embora daqui porque não somos valorizados aqui.

Paulo Sérgio: cadê o Ecad, paralelo a ele tinha antes ordem dos músicos, que era um órgão fiscalizador, que chegava na casa noturna para ver se todos possuem carteira de música. Na hora de arrecadar o Eca é muito bom, faz a função dele, se você cobrar você recebe. Eu estou contribuindo no Paraná, porque aqui não funciona essa questão. Para não deixar de ter minha carteira eu pago por lá, porque se alguém chega em um show nosso em um Estado, eu mostro o recibo, a carteira, em outros Estados eles cobram isso. É o mínimo que tem que ser feito. O músico tem a carteira de músico dele. Você está distante da fama, vai para São Paulo tem muitos municípios, no Paraná tem 379 municípios e aqui tem 79, somos desfavoráveis nisso. Chegamos aqui e não temos apoio para desenvolver. No início da minha carreira aqui, quando comecei a cantar, ainda era melhor. De lá para ca, desandou totalmente, não tem apoio. O músico de Goiás tem apoio, os artistas daqui não tem. Faz um projeto cultural e vê se consegue aprovar, eles aprovam muita coisa na linha de teatro, não estou desmerecendo a classe, acho válido, mas deixam de valorizar os cantores. Nosso material artístico é muito marginalizado, sendo que levaria o Estado para outras regiões

TopMídiaNews: a comparação com  dupla Cristian e Ralf incomoda vocês, já que algumas pessoas chegaram a dizer que seria a cópia da dupla nacional?

Santhiago: não incomoda, nos sentimos lisonjeados, já fomos elogiados pelo próprio Cristian, que fez uma publicação nas redes sociais uma vez com um vídeo nosso, fizemos esse vídeo quando nos preparávamos para sair de viagem, era um vídeo para mandar para um contratante, sem pretensão nenhuma. Publiquei na minha página, comecei a acompanhar, passou de mil visualizações e hoje chega a quase um milhão no Facebook, vale lembrar que nessa rede social, só conta visualização quando o usuário assiste o vídeo até o fim. Não somos a cópia, temos tonalidades parecidas.

TopMídiaNews: quais são os próximos projetos da dupla?

Santhiago: estamos preparando a gravação do nosso primeiro CD, queremos algo com qualidade vocal, estamos ensaiando bastantes, a banda vai sentar e ensaiar, mas acredito que até maio, sentamos e fazemos a divulgação desse primeiro trabalho. Em um dia gravamos o CD e queremos divulgar algo com qualidade musical, com boas canções.