TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Especiais

12/11/2018 13:32

A+ A-

Baleia azul e boneca Momo: Para prevenir cyberbullying, diálogo é a melhor solução

Desafios da internet causam medo e preocupação em pais

Com a internet invadindo cada vez mais cedo a vida as crianças, o medo dos pais é de quem está por trás dela. Para evitar o cyberbullying, o bom diálogo entre pais e filhos é a melhor prevenção.

Após a febre do desafio da baleia azul, surgiu na internet uma nova modinha que deixou pais de todo mundo em alerta: a boneca Momo. Assim como a baleia azul, o desafio da nova febre entre crianças e adolescentes instiga as vítimas a cometerem atos de violência, automutilação e até mesmo ao suicídio. 

Conforme o empresário e profissional de internet Kenneth Corrêa, apesar de vários casos relatados, não há nenhuma comprovação de que mortes estejam realmente ligadas aos desafios. ''Existe muitos rumores e boatos, mas não existe nenhuma comprovação, nenhum boletim de ocorrência dizendo que pessoas morreram por causa desses desafios", disse.

(foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)

Segundo Kenneth, apesar de não ter nada comprovado, é importante que os pais se atentem aos conteúdos que os filhos acessam na internet, mas sempre tomando cuidado para não invadir a privacidade da criança. ''Manter o controle é importante e complicado. O desafio é o tanto de controle que você vai ter e o tanto de privacidade que o filho vai ter. Hoje, se o pai quiser ter um controle rígido ele consegue. Com um aplicativo consegue ver tudo o que o filho faz na internet".

Para o profissional, a melhor solução para evitar o cyberbullying, além de cuidar na medida certa os conteúdos que os filhos tem acesso na internet, é o diálogo. ''É necessário que os pais tenham um bom nível de diálogo com os filhos sobre todos os assuntos. Se o filho está em um ambiente que se sente à vontade para conversar, é mais fácil evitar o ciberbullying", explicou.

Em casa, Dayana Silva vive diariamente o desafio com a filha Rafaella, de 9 anos, e se preocupa em monitorar tudo o que a filha acessa na internet. ''Ela ganhou um celular de dia das crianças. Eu não gostei muito, mas o pai dela me convenceu. Ao Facebook ela não tem acesso. O WhatsApp somente os familiares tem o número e o grupo que ela participa é da família. O que ela gosta mais de acessar é o Youtube, por isso olho histórico todos os dias", contou a mãe. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias