Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Outubro Rosa

Câncer de mama: prevenção em Campo Grande é gratuita e conta com carreta de hospital referência

São 68 UBSs onde exames de mamografia podem ser pedidos

22 outubro 2018 - 08h52Por Thiago de Souza

A rede de prevenção e tratamento contra o câncer de mama em Campo Grande é gratuita e conta com parcerias com hospitais que são referência no assunto, como o Hospital do Câncer de Barretos. A busca por exames de mamografia pode ser feita em 68 unidades de saúde. Em 2017, a doença matou 87 mulheres, ou seja, cerca de uma pessoa  a cada quatro dias.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a Sesau, a mamografia é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. Elas podem fazer a prevenção também em uma unidade móvel (carreta) do Hospital do Câncer, que estaciona em frente às Unidades Básicas de Saúde, as UBSs.

Ainda segundo a prefeitura, as ações educativas se intensificam no mês de outubro e a procura aumenta significativamente, mas a Sesau garante que todos os encaminhamentos são feitos.

Carreta do Hospital de Barretos em frente de UBS em Campo Grande. (Foto: divulgação Sesau)

Rede privada

Também na Capital, o centro de diagnóstico Documenta ofereceu 100 mamografias digitais gratuitas a fim de celebrar o início do Outubro Rosa. O benefício foi exclusivo para mulheres acima dos 40 anos de idade e que não possuam planos de saúde.

A mamografia é reconhecida como o exame mais importante para identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas. Ela consegue captar a existência de pequenas lesões que sinalizam alguma suspeita da doença, explicou o médico Rodrigo Cândido Rezende, da Documenta, quando da divulgação dos exames gratuitos.

Mortes

Em 2016, 87 mulheres morreram por conta da doença. No ano passado, foram 87 vítimas fatais, sendo que 40% foram de mulheres com 65 anos ou mais de idade. Somente no primeiro semestre deste ano, 46 vidas foram perdidas para o câncer de mama.

Para mais informações sobre prevenção e tratamento, a Sesau oferece os telefone 3314-3000, 3314-9955 e 3301-4516.