Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Especiais

Contra preconceito, Mãe Leoni espalha ensinamentos sobre religiões africanas

Iyálorixa Ifawunmi, como também é chamada, atende todo o país e realiza consultorias sobre a cultura nigeriana

17 abril 2017 - 16h45Por Amanda Amaral

Há quase vinte anos, o Templo de IFÁ e Orixás foi fundado em Campo Grande por Mãe Leoni, que também se identifica como Iyálorixa Ifawunmi. No local, que hoje fica no Portal da Lagoa, são feitas iniciações, batismos, consagrações, casamentos e tratamentos espirituais, mas também é onde ela busca levar entendimento a quem lhe procura para saber sobre a cultura Yorùbá.

Natural de Sidrolândia, a 76 km da Capital, Mãe Leoni realiza cursos e palestras para desmistificar as religiões de origem africana. Alvo de preconceito ao longo dos anos, ela relata que a falta de conhecimento da maior parte das pessoas faz com que ela quase nunca passe despercebida – a olhares curiosos ou maldosos, devido a suas vestimentas e crenças.

“Sofro discriminação todas as vezes que saio nas ruas e sempre quando faço uma postagem sobre meu trabalho, que amo e faço com afinco e dedicação. Trago a espiritualidade no sangue, pois sou sacerdotisa por vocação e por iniciação, buscando sempre o bem estar em geral das pessoas”, conta. Algumas vezes, esses atendimentos são feitos até mesmo por telefone, para pessoas de outras regiões do país.

No local onde funciona o templo, também fica sua casa, com um amplo jardim e diversos itens religiosos. “Todas as divindades existentes aqui foram trazidas da Nigéria. Eu costumo dizer que do meu portão para fora é Brasil e do portão para dentro é Nigéria”, brinca.

Ela conta que cobra por seu trabalho uma quantia irrisória, para manter a casa. Portanto, costumam pagar apenas aqueles que demonstram boas condições financeiras para contribuir, mas ninguém sai de lá sem atendimento por não ter dinheiro.

Mãe Leoni também explica, sucintamente, o que costuma levar para suas palestras sobre o tema, que costuma realizar em eventos dentro e fora de Mato Grosso do Sul. “Os orixás vieram para o Brasil e diáspora trazidos pelos escravos, através de navios negreiros, são divindades oriundas da Nigéria e seu dialeto é o Yorùbá. Os negros nigerianos possuem uma sabedoria milenar para tratar a espiritualidade, de modo geral”.

Em breve, ela viaja para a África, na Nigéria, onde irá conhecer a terra matriz de seus orixás, além buscar conhecimento para a valorização e da cultura Yorùbá. Em sua estadia, também será feita a cerimônia de iniciação para sua deusa Oyá com as matriarcas da terra de Oyó, relata.

Para saber mais sobre o trabalho de Mãe Leoni e sobre o templo, basta entrar em contato pelos telefones (67) 99267-9349 ou 99644-5244.