Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Especiais

Do bullying à bariátrica: decisão de recorrer à cirurgia mudou vida de Luana

Vaidosa, Luana chegou ao ponto de não achar roupa 'da moda' que servisse

01 outubro 2018 - 15h20Por Kerolyn Araújo

Luana Carvalho Souza tem apenas 18 anos, mas no decorrer da vida já passou por poucas e boas pelo fato de ser gordinha. Os anos de bullying fizeram com que a jovem, apesar da pouca idade, tomasse uma decisão séria: encarar uma mesa de cirurgia para fazer uma bariátrica.

Quando decidiu fazer a cirurgia, Luana teve o apoio da mãe, a empresária Marlene Carvalho. ''No meu aniversário falei para a minha mãe que meu presente seria a bariátrica. Decidi fazer porque sempre sofria muito bullying. Desde criança sempre fui bem gordinha. No começo foi difícil porque é uma cirurgia muito arriscada, meu pai não queria que eu fizesse, mas depois acabou aceitando", contou. Na época, Luana pesava 119 quilos.

Com a decisão tomada após sofrer tanto bullying e por não conseguir mais achar roupa de jovem que servisse, Luana procurou o médico Luiz Fernandes Ferreira, que deu todo o suporte e acompanhou todo o processo pré-cirúrgico. ''Fiz vários exames, passei por psicólogo. Foram seis meses de preparação até que eu fizesse a cirurgia". 

O pior momento enfrentado pela estudante foi o pós-cirúrgico, principalmente os primeiros 15 dias. ''Os primeiros 15 dias só da para fazer a dieta líquida. Foi bem difícil, bateu desespero, eu sentia muito enjoo e eu cheguei a me arrepender de ter feito a cirurgia", lembra. 

Apesar da dificuldade dos primeiros dias, a recuperação de Luana foi excelente e não teve nenhuma complicação. ''Outras pessoas que fizeram a cirurgia falam que eu tenho muita sorte, porque tive uma recuperação muito boa. Hoje, consigo comer de tudo e não passo mal".

O sucesso da cirurgia não fez a alegria somente de Luana, mas também da mãe Marlene. ''Foi a realização de um sonho que também era meu. Chegou um dia que fomos ao mercado e, quando entramos, todo mundo olhou pra ela porque ela estava muito gordinha. E eu como mãe, sofria muito com aquilo. Hoje, estou muito feliz. Ver ela feliz me deixa feliz", disse. 

Luana fez a cirurgia há quatro meses e já perdeu 29 quilos. A intenção da jovem é perder mais 20. Questionada sobre a decisão, Luana foi firme ao dizer que foi a melhor escolha que já fez na vida. ''Eu passaria por tudo novamente. Estou vivendo outra vida. Quero continuar me cuidando, mas dessa vez por mim e não pelos outros", finalizou.