Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Especiais

No coração de MS, projeto criado a partir de soluções sustentáveis vira destaque

Na semana do meio ambiente, casal empreendedor ensina que é possível unir conforto e preservação em um só projeto

05 junho 2017 - 15h40Por Diana Christie

“Fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo”, diz trecho de ‘O Apanhador de Desperdícios’, do inesquecível Manoel de Barros. Na semana do Meio Ambiente, as palavras do poeta bem que poderiam descrever o Bonito Ecotel, localizado no coração de Mato Grosso do Sul.

Instalado na cidade em que o nome já remete às belezas do Pantanal, o hotel foi construído com o objetivo de reduzir o desperdício, preservar a natureza e criar um ambiente de fazenda, sem deixar os confortos ditos da ‘cidade grande’ de lado. Assim, uma área a duas quadras do centro de Bonito se transformou em um dos primeiros hotéis sustentáveis do Estado.

As soluções ecológicas começam nas paredes de reboco baiano, que reduzem o entulho produzido com a construção, passando pela geração de energia solar, mais barata e menos agressiva, até os mínimos detalhes, com copos feitos através do corte de garrafas de vidro, tudo criado por artesãos locais, o que ainda incentiva a geração de emprego e renda.

Foto: Valter Patrial/Ascom

Gerente comercial do Bonito Ecotel e diretora da H2O Ecoturismo, Kassilene Cardadeiro conta que o hotel foi pensado considerando as experiências dela e do marido, o arquiteto João Cardadeiro, em viagens para outras localidades. “Pensamos no que sentíamos falta, como um travesseiro confortável ou um secador que realmente funcione”, revela.

Contato com a natureza

Com essa ideia, o empreendimento foi sendo planejado para reduzir ao máximo às agressões ao meio ambiente, sem deixar de lado o conforto dos turistas. Coautor do projeto arquitetônico, João Cardadeiro explica que desenvolveu o hotel em formato de ‘U’ ao contrário para que o hóspede possa sair do quarto e já ver a mata nos fundos da propriedade.


Foto: Valter Patrial/Ascom

“Toda obra foi feita usando recursos sustentáveis, com pouco desperdício, que é um dos graves problemas da construção que tem muito entulho. Não tem laje, tudo com chapa isotérmica, que ajuda muito nessa parte mais racional e no conforto térmico dos apartamentos. Até tem ar-condicionado, inverter, quente e frio, mas ele gasta muito pouco”, descreve.

O hotel também produz toda energia elétrica que consome, deixando de emitir 20 toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano. Foram instalados mais de 130 m² de placas fotovoltaicas sobre o estacionamento e aquecedores solares nos telhados dos quartos, que produzem água quente para as duchas dos banheiros.


Foto: Valter Patrial/Ascom

São 20 quartos, que hospedam até quatro pessoas, e uma piscina com hidromassagem. A decoração é toda assinada por artesãos locais, com luminárias coloridas e quadros com temas inspirados na fauna e flora pantaneira. Mas a cereja do bolo fica mesmo por conta de duas ovelhinhas, que são criadas no pasto ao fundo do hotel.

Serviço: o Bonito Ecotel está localizado na rua Coronel Nelson Felício dos Santos, 1035, em Bonito, MS. Mais informações pelo telefone (67) 3255-3804 ou pelas redes sociais, Facebook e Instagram.