Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Especiais

Pizza armênia é fusão de sabores árabes em restaurante campeão em recomendações na internet

Em Campo Grande, casal surpreende ao unir culturas para reinventar cozinha libanesa e preza pela relação de amizade com clientes

14 agosto 2017 - 16h22Por Amanda Amaral
Pizza armênia é fusão de sabores árabes em restaurante campeão em recomendações na internet

Uma das comidas mais democráticas do mundo, a pizza tem personalidade própria no restaurante árabe Yallah, em charmosa casa numa quase escondida, apesar de central, Campo Grande. Pelas mãos do multicultural libanês Paco Kawijian, o sabor e apresentação trazem influências fora do tradicional, no formato e na fusão de sabores, unidos na ‘toada descomplicada’ de sua cozinha, como gosta de frisar.

Em forma oval, a pizza é assada à lenha e leva queijos fabricados no próprio restaurante, pastirma, que é uma carne maturada, e sujuk, tipo de calabresa armênia. A massa fina e crocante, conhecida como lavash ou pão-folha, descansa por quase 24 horas na geladeira e não pode deixar o cliente se sentir inchado.

Assim como os demais itens do menu, o prato preza pela qualidade de ingredientes e cuidado com as etapas de preparo e armazenamento. Todo dia, Paco e sua esposa, também proprietária do restaurante, Luciana Abes, testam coisas novas no cardápio, até acertar o que agrada mais a clientela.

O lugar, já famoso pelo bom humor do casal e a torre de kibe Sainte Marie, uma homenagem ao prato símbolo do famoso restaurante de seu irmão Stephan Kawijian, em São Paulo, foi inaugurado no início de 2015 e não se limita à culinária árabe. O motivo é justamente a história do casal, especialmente a de Paco, que viveu no Líbano, Líbia, estudou em escolas francesas e, no Brasil, aprendeu português na marra ao chegar, primeiro, em São Paulo.

A caminhada até a capital de Mato Grosso do Sul foi longa. Em terras libanesas, onde Paco passou a primeira infância, tudo parecia próspero até que chegaram os anos da adolescência dos irmãos. No país, em início de conflito, meninos de 14 anos eram levados ao serviço militar, o que forçou uma mudança para a Líbia.

Bastante resumidamente, a guerra em ápice provocou mais uma necessidade de trocar de casa, em outro continente, desta vez. A família tinha a referência brasileira de uma tia, que já vivia em São Paulo, então pareceu fazer algum sentido que, somando-se ao sonho de Stephan ser jogador de futebol, tentassem refazer a vida aqui.

“Foi um choque, tudo muito diferente, muita natureza. São Paulo, um mar de gente me causou um surto de stress. Aprender o idioma foi mais um desafio, aos poucos, fazendo exercícios forçados para traduzir diálogos de novelas”, conta Paco. Em uma das voltas de férias escolares, onde foram visitar a Líbia, ele relembra com humor ‘a única pergunta possível’ ao chegar em casa, já habituado com boa parte da cultura brasileira: “quem matou Odete Roitmann? (ri)”.

Seu relacionamento com Luciana, então advogada, de Campo Grande, saiu do Facebook para a vida real, da amizade para o romance, em 2013. Paco dava aulas de francês e inglês e ambos estavam no processo de mudar de profissão, parecia fazer sentido que o gosto pela gastronomia os unisse também em um negócio próprio. Com a chegada do filho do casal, o endereço para investir (energia e todas as finanças) na ideia foi a cidade onde está a família de Luciana.

Hoje, pouco mais de dois anos após abrir as portas, o restaurante figura em primeiro lugar na categoria alimentação da cidade, no principal site de recomendações turísticas do mundo. Apesar do prestígio e elogios todas as noites, eles mantém a despretensão em serem caracterizados como ‘gourmet’. “Não gosto da expressão ‘o melhor’ tal coisa, nem da expressão ‘chef’, mas sim, cozinheiro”, diz Paco. ‘Excelente cozinheiro’, salienta Luciana.

­O cardápio, sempre em construção, une pratos com referências libanesa, mediterrânea, turca, armena, brasileira e tudo mais, com opções vegetarianas, veganas ou sem glúten. O Yallah fica na Rua Oswaldo Cruz, nº 50, no Centro. Saiba mais pelo Facebook ou Instagram do restaurante, e pelo telefone (67) 99912-3002.