A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

04/12/2016 13:10

A+ A-

Ações de controle da raiva dos herbívoros reduz casos da doença em Mato Grosso do Sul

Raiva é transmitida dos animais e é fundamental a participação do produtor rural na comunicação de animais do rebanho para evitá-la

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) tem intensificado as ações voltadas ao controle da raiva em Mato Grosso do Sul. Até outubro deste ano foram capturados mais de 2.300 morcegos hematófagos.

Planejadas com base em análise de risco da Raiva, as ações de captura para controle da doença, realizadas pela equipe do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Iagro, com Agentes Fiscais Agropecuários (AFA), Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA) e Agentes de Serviços Agropecuários (ASA), tem garantido significativa redução dos índices da doença no Estado nos últimos anos, por meio de visitas em propriedades de maior risco, vistoria de abrigos e captura destes morcegos além de palestras educativas para produtores rurais.

Segundo o médico veterinário Fabio Shiroma de Araujo, coordenador do programa, os índices de casos de raiva contabilizados no Estado – que estão diretamente ligados ao aumento do número de morcegos hematófagos capturados – devem continuar apresentando queda. Isto por que, em 2015 foram capturados 2.292 animais, uma média de 191 morcegos capturados por mês e registrados 9 casos da doença e até outubro deste ano já foram capturados 2.326 morcegos hematófagos, elevando a média para 232 animais capturados por mês e registrados apenas 5 casos da doença.

Doença perigosa e fatal, a raiva é transmitida dos animais para o homem, e para que seja detectada é fundamental a participação do produtor rural na comunicação dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos. A comunicação pode ser feita na unidade da Iagro mais próxima da propriedade.

Nos casos de animais suspeitos, o médico veterinário orienta ainda que não se deve manusear estes animais, sob risco de adquirir a doença e que no caso de contato com animal suspeito ou agressão de morcegos, cães ou gatos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para o Posto de Saúde mais próximo. O passo seguinte é procurar um escritório da IAGRO mais próximo e comunicar o ocorrido. A informação não causa NENHUMA interdição ou multa ao produtor rural, muito pelo contrário, é uma forma de colaborar com a defesa sanitária de toda região.

Maiores informações em: http://www.iagro.ms.gov.br/controle-da-raiva-dos-herbivoros/

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias