Chapadão do Sul
OUTUBRO ROSA
(67) 99826-0686

Após duas semanas de desespero, menino com cardiopatia rara finalmente vai para SP

Remoção só aconteceu após pedido de prisão de secretário de saúde e prefeito

10 OUT 2017
Liziane Berrocal
19h00min
geral-interna1
99

O pequeno Vitor Gustavo Chaves, de dois anos e nove meses, finalmente está no INCOR (Instituto do Coração em São Paulo). Ele viajou com a mãe Clarice Chaves para a unidade hospitalar e será submetido a uma série de exames para que possa passar por uma delicada cirurgia cardíaca. Eles são de Nova Alvorada do Sul, distante 100 quilômetros da Capital.

Vitor é portador de uma cardiopatia grave e rara (truncus arterioso tipo II) e o caso dele foi contado pelo TopMídiaNews quando a mãe já não tinha mais esperanças de transferir o menino, devido a grande burocracia que atrasa os tratamentos de saúde no Estado.

A situação mudou quando a OGN AACC Pequenos Corações (Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações) também entrou em cena. “É triste ver uma mãe sem o devido amparo e muitas vezes sendo incentivada a desistir do filho”, conta Liliane Caramell, que representa a entidade em Mato Grosso do Sul.

Com o auxílio da matéria, Liliane também ganhou o reforço da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e do presidente da entidade Mansour Elias Karmouche. “Na OAB nos orientaram e, inclusive, dispuseram um advogado que auxiliou nos trâmites jurídicos”, conta.

Ordem judicial e prisão

Com uma ordem judicial em mãos, a saga de Vitor continuou e, para chegar em São Paulo, teve muita luta, e até mesmo um pedido de prisão do secretário de saúde, do prefeito de Nova Alvorada do Sul e do Governador do Estado.

“Conseguiram então uma passagem para irmos para São Paulo, uma consulta no Incor e embarcamos”, conta a mãe, emocionada, por telefone. As passagens e consultas foram concedidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Alvorada.

Em São Paulo, Vitor chegou ao INCOR com saturação de 65% quando o normal é de 97%. Um nível de saturação de oxigênio reflete a quantidade de sangue rico em oxigênio que passa através da corrente sanguínea.

Internação

Internado na UTI, Vitor agora apresenta esses valores em 88%. “Não é o ideal, mas eu tenho fé que nosso menino vai ser salvo”, diz Liliane Caramell, que tem estado em contato constante com a família da criança.

Vitor foi internado após ordem judicial e o TopMídiaNews acompanha o caso. 

geral-interna2
nando viana

Veja também