(67) 99826-0686

Cães terapeutas do Corpo de Bombeiros visitam asilo em Campo Grande

A presença dos cães transformou o dia dos idosos, que passearam, abraçaram e tiraram diversas fotos

9 FEV 2017
Da Redação
16h06min
Foto: Divulgação

Idosos do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, foram atendidos pelo projeto social “Cão Herói, Cão Amigo” do Corpo de Bombeiros na terça-feira (7). Esta foi a primeira visita dos animais à instituição.

A presença dos cães transformou o dia dos idosos, que passearam, abraçaram e tiraram diversas fotos. Também foram trabalhadas as memórias e recordações dos pacientes, que ao terem contato com os cães relembram de seus passados.

O projeto “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães” tem por objetivo geral oferecer modalidade terapêutica às crianças em idade escolar e idosos institucionalizados nos asilos da Capital, buscando aprimorar a reabilitação e contribuir para melhora da qualidade de vida.

No âmbito científico, numa perspectiva interdisciplinar, espera-se o desenvolvimento das próprias capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais do indivíduo necessárias para seu desenvolvimento global e, com isso, assumir o máximo de independência.

O coordenador do projeto, capitão Fábio Pereira de Lima, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar em Campo Grande, explicou que os animais são dóceis e treinados para não reagir a distrações.

“Eles são responsáveis por desenvolver habilidades como coordenação motora, fala, afetividade, relacionamento pessoal, companheirismo, socialização e memória, além de proporcionar qualidade de vida para os idosos”, enfatizou.

A convivência com os cães também desenvolveu nos idosos a valorização humana, pois eles sentiram-se queridos e importantes, afastando a depressão e solidão e melhorando a perspectiva e a qualidade de vida.

Segundo o capitão Fábio, todos aqueles que recebem o contato com os cães terapeuta exercitam a humanização e a interação. A atividade ainda contribui no controle da pressão arterial e estimula o cognitivo, auxiliando também na comunicação, produzindo sentimento de bem estar, equilíbrio emocional, relaxamento e motivação, reduzindo assim a sensação de ansiedade e depressão.

Veja também