Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Candidato ao Crea-MS, Marco Maia foca em valorização, união profissional e parcerias

Acusado de ter lista especial em campanha, engenheiro civil justifica que ‘privilégio’ está em sua experiência de 22 anos de vida pública

14 dezembro 2017 - 20h00Por Amanda Amaral

Um dos três candidatos à presidência do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), o engenheiro civil Marco Maia relata ter metas de gestão definidas ao longo de seus 34 anos como profissional, 22 deles na vida pública. Entre elas, principalmente maior união, comprometimento e agilidade.

São dez anos como secretário de obras no interior do Estado, em Brasilândia, quatro anos como diretor de divisão de máquinas na prefeitura Campo Grande, mais quatro como diretor operacional do transporte, e mais quatro na assessoria de liderança de Governo.

Se eleito nesta sexta-feira (15), se compromete a compor um conselho apto a promover melhor concorrência, mexer com a tecnologia da informação integral e desburocratizar as documentações exigidas.  Também, a reorganização técnica, administrativa e política, incluindo readequação do Plano de Cargos e Carreiras, com valorização dos funcionários e parcerias com órgãos públicos e privados.

“Viajei todo o interior, visitei diversos municípios, nessas viagens percebi que um afastamento do Crea do profissional, das empresas, das prefeituras. Em 60% dos Creas que visitei, não há presidente. O pagamento do piso constitucional não é feito em 90% dos municípios”, relata.

Ainda, prevê a Criação da Câmara Especializada Industrial e Segurança do Trabalho, que contempla modalidades Mecânica e de Segurança do Trabalho e construção sede da Casa das Entidades. Estimular também a criação de cooperativa de profissionais do sistema Confea/Crea, assessoria parlamentar atuando junto aos poderes legislativo e executivo do município, estado e federal.

“Tem muitos engenheiros que reclamam de pagar todas as obrigatoriedades e há muitas construções sem profissional, aí acontece uma concorrência desleal, que não respeita os encargos trabalhistas. Queremos fazer o disk denuncia para maior agilidade nessa fiscalização, aumentando a geração de emprego. Devo essa minha contribuição ao Crea”, finaliza.

Pedido de cassação

Apontado por ter privilégios durante a campanha, Maia está sob risco de impugnação, a um dia da escolha do novo presidente do órgão. O motivo apontado em denúncia seria a suposta série de privilégios de contatos com políticos e outros profissionais, adquiridos durante sua atuação junto ao poder público.

Maia teria tido acesso uma lista de contatos profissionais que o beneficiariam ao divulgar sua candidatura, mas o pedido de cassação foi negado pela Comissão Eleitoral do Crea. Contudo, o Movimento Inovar Crea-MS entrou com recurso, sob análise na Comissão Eleitoral do Confea.

Eleição

A  eleição conta com três chapas inscritas e acontece nesta sexta-feira (15), na Capital e interior do Estado, entre 9h e 19h. Confira outros candidatos e suas propostas clicando neste link.