Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Curso visa coleta e preservação de sementes e mudas de espécies do Pantanal e Cerrado

Curso será oferecido de segunda a sexta-feira

01 outubro 2016 - 12h01Por Noticias.MS

Na busca por promover a preservação das riquezas naturais do Centro-Oeste, o curso “Técnicas de coleta e conservação de sementes, produção de mudas e restauração ecológica nos Biomas Pantanal e Cerrado” será oferecido de segunda (3) a sexta-feira (7), das 7h30 às 16h30, para produtores rurais, estudantes e técnicos da área ambiental e da produtiva. A capacitação será promovida nas dependências da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Capital.

O objetivo da ação é compartilhar com profissionais, técnicos e demais interessados, bem como potenciais multiplicadores, sobre coleta de sementes e de produção de mudas de espécies nativas da região do Pantanal e Cerrado. Questões sobre leis e órgãos governamentais também serão abordados no encontro, com o intuito de incentivar a produção e comercialização de sementes e mudas de espécies nativas em conformidade com a legislação vigente.

O curso é uma realização da própria Universidade com a Embrapa Produtos de Mercado do Cerrado do Pantanal, com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Dividido em cinco módulos, a capacitação visa atender uma demanda a respeito de técnicas de recuperação de vegetação nativa, bem como sobre informações de espécies vegetais e sua propagação, tendo por base a Lei 12.651 de 5 de maio de 2012, o “novo” Código Florestal.

Do primeiro ao quinto módulo serão abordados, respectivamente, os seguintes conteúdos: Coleta e manejo de sementes de espécies nativas (I); Produção de mudas de espécies nativas (II); O componente florestal no setor rural e plantios de produção (III); Legislação: “novo” Código Florestal, produção de sementes e mudas e Sistemas Agroflorestais (IV) e Práticas de campo para coleta de sementes e produção de mudas (V).