zé ramalho
studio center
(67) 99826-0686

Em noite de homenagens, deputado Coronel David destaca força da cultura paraguaia em MS

A solenidade foi proposta em alusão ao Dia do Povo Paraguaio, comemorado anualmente em 14 de maio

13 MAI 2017
Airton Raes
16h41min
Foto: Divulgação

O deputado estadual Coronel David (PSC) participou na noite desta sexta-feira (12), de uma sessão solene em homenagem ao Dia do Povo Paraguaio, onde personalidades paraguaias e descendentes receberam em reconhecimento o Diploma de Honra ao Mérito. 

Ao todo foram 36 homenageados, entre eles Pablino Antônio Mendoza Espínola, indicado pelo deputado Coronel David por sua relevante contribuição no contexto cultural-político e econômico prestado ao Paraguai e seus descendentes, contribuindo para a formação do Estado de MS e da sociedade sul-mato-grossense. 
Representado por sua filha, a vereadora Anny Espinola (PSDB), da cidade de Ponta Porã recebeu a honraria. “Estou muito feliz e emocionada por esse momento, pois acredito que a melhor homenagem é em vida. Meu pai está com 81 anos, tem uma trajetória política imensa e esse trabalho foi reconhecido e respeitado por todos. Infelizmente ele não pode estar presente, mas com certeza está muito contente pela homenagem recebida pelo deputado Coronel David nesta data marcante e especial”, revelou a vereadora. 

O deputado Coronel David enalteceu a força cultural e relevância que o povo paraguaio tem para o Estado de Mato Grosso do Sul. “É importante que o Estado de Mato Grosso do Sul, através da Assembleia Legislativa faça esse reconhecimento numa data tão especial para eles, que é a independência do povo paraguaio. Com certeza esta Casa de Leis nesta noite presta uma merecida homenagem a todos aqueles que ajudaram a fortificar a cultura de um país tão especial e parceiro para nós, como é o Paraguai”, explicou o parlamentar. 

Representando o Consulado Paraguaio em Mato Grosso do Sul, o cônsul Angel Adrian Gill Lesme destacou que aproximadamente 300 mil paraguaios e descendentes vivam no Estado. “Este é o único estado que faz uma homenagem dessa e por isso nos sentimos muito orgulhos. Temos muito do Paraguai aqui, cerca de um terço dos nomes das cidades do Estado são palavras em Guarani, idioma oficial do Paraguai junto ao espanhol”, disse o cônsul.

Homenageados

A solenidade foi proposta pelo deputado Cabo Almi (PT), em alusão ao Dia do Povo Paraguaio, comemorado anualmente em 14 de maio e homenageou Ronaldo Chadid, Adir Paes da Silva, Alfredo Afonso Marin, Anderson Barão da Silva Ribeiro, Aral Cardoso, Arlei Andreata, Artemio Moreira Primo, Augustin Antônio Cazl López, Bartolomeu Ribeiro, Berenice Kiguchi, Bernardo Gonçalves da Silva, Ciro de Oliveira, Ester Figueiredo Gameiro, Fábio Germano da Silva, Francisco da Silva Bandeira, Francisco de Assis Espíndola, Jânio Fagundes Borges, Juan Diego Giraldo Aristizábal, Júlio Marcos dos Santos, Luiz Alberto Ovando, Marcio Lolli Ghetti, Marcio Marqueti, Marlene Pereira Barros, Matilde Cabreira Fernandes, Matilde Zorilha Vogado, Neusa Balbuena, Oscar Maurício Martinez, Sara Elsa Olmedo, Solange Moreira, Joel Almeida da Silva, Pedro Chaves dos Santos Filho, Pablino Antonio Mendoza Espínola, Romário Garcia Pereira, Astério Ramão Benitez, Alberto Espíndola e Mauro Eliodora Espindola Areco.

Além do deputado Coronel David, estiveram presentes na solenidade os deputados Dr. Paulo Siufi (PMDB) e Marcio Fernandes (PMDB), o vereador Airton Araújo e o secretário estadual de Cultura, Athayde Nery. O evento contou com apresentações culturais dos grupos adulto e mirim de dança folclórica da Colônia Paraguaia e também do Coral do Consulado do Paraguai. 

Veja também