Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Enquete: 63% dos leitores preferem adotar um animal do estimação

Cerca de 30 milhões de animais estão em situação de abandono nas ruas do Brasil

22 outubro 2018 - 13h52Por Luis Abraham

TopMídiaNews lançou enquete querendo saber se os leitores são favoráveis à compra de animais de estimação. Somente 37% dos votante são favoráveis à compra de animais domésticos. Por outro lado, 63% dos votantes preferem adotar um 'pet'.

Duas 'cidades' abandonadas

Dados de 2014 da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil.

Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo possui cerca de 12 milhões de habitantes.

Cuidados para quem vai adotar

O primeiro passo para adotar um animalzinho é buscar uma organização de proteção. Os abrigos têm centenas de animais disponíveis e ansiosos por um novo lar, lá recebem os primeiros cuidados para então poderem ser adotados.

Preparar a casa para receber seu novo amigo é importante, isso evita acidente e garante o bem-estar do animal. Animais são curiosos e desbravarão o novo lar, podendo resultar na ingestão acidental de produtos de limpeza ou mesmo de plantas tóxicas.

Deve se observar também se o porte do 'pet' é compatível com a casa nova, grandes animais precisam de grandes espaços para gastar a energia por exemplo.

E por fim, levar o seu o companheiro ao veterinário regularmente para que a relação entre dono e animal seja a mais profícua e duradoura possível.

(Foto: Wesley Ortiz)

O que diz a lei

Abandonar animais é considerado crime de maus-tratos. De acordo com o artigo 32 da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) a pena para quem deixa o bichinho nesse tipo de situação é de detenção, de três meses a um ano e multa.