Nilson Pugatti
SElviria Dezembro
(67) 99826-0686
PMCG IPTU 2019

Erro de um estagiário fez o Google perder US$ 10 milhões

Durante treinamento interno, funcionário publicou oferta de anúncio quando não deveria

8 DEZ 2018
IDGNow
17h33min
Foto: Reprodução/Google

Um exercício de treinamento interno do Google com trainees não saiu muito bem como esperado, tendo em vista que levou a companhia a perder, segundo estimativas do Financial Times, um montante de US$ 10 milhões. O erro? Um dos estagiários do Google publicou um anúncio equivocado - um simples retângulo amarelo sem texto - em sites e aplicativos. 
 
O anúncio ficou visível nos Estados Unidos e Austrália por cerca de 45 minutos. A ação aconteceu enquanto os estagiários recebiam treinamento sobre o sistema de exibição de anúncios do Google.
 
O banner só foi para o ar porque um dos trainees quis ir além no exercício e submeteu um pedido real para compra de anúncios no sistema do Google AdX que permite comprar espaços publicitários por meio de leilões em tempo real. 
 
O prejuízo foi grande, pois o estagiário fez uma oferta 10 vezes maior do que o usual para o anúncio. A ordem emitida pelo funcionário pagava US$ 25 por CPM (Custo Por Mil exibições, cujas ordens similares normalmente valem US$ 2 e US$ 4). Com esse valor alto, o banner amarelo se espalhou rapidamente. 
 
“Assim que tomamos conhecimento desse erro honesto, trabalhamos rapidamente para interromper as campanhas”, disse o Google. A companhia ainda acrescentou dizendo que iria honrar todos os pagamentos aos publishers que foram impactados pelo erro. 
 
Agora, depois desse deslize, o Google também reforçou que iria trabalhar em controles para prevenir esse tipo de erro.
 

Veja também