A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

12/09/2018 09:08

A+ A-

Faculdade de Mato Grosso do Sul traz especialistas em educação para evento

Instituição é a primeira do Centro-Oeste que usará a metodologia ativa em todos os seus cursos

Temas como o estudante de hoje, a experience learning e o futuro da aprendizagem serão alguns dos assuntos que o Insted Summit irá debater no dia 12 de setembro, em Campo Grande.

O evento terá três especialistas renomados da atualidade na área de educação. O formato do Insted Summit promoverá palestras dinâmicas, além de muito diálogo e atividades interativas.

“Nos dias de hoje, devemos debater a educação assim: de uma forma ágil, com muita troca, sem aquele papo maçante. O Insted Summit quer fazer com que as pessoas reflitam como devemos olhar a aprendizagem daqui pra frente”, conta Neca Bumlai, diretora da Faculdade Insted.
Um dos palestrantes será Caio Dib, profundo conhecedor da diversidade e realidade da educação brasileira, fundador da plataforma Caindo no Brasil. Outro nome da noite é Michelle Sander, diretora da Perestroika de Porto Alegre, uma escola de criatividade de cursos que vão do Poker ao Empreendedorismo, tendo como base a metodologia da experiência. Bruno Macedo da RITO fala do futuro da aprendizagem. A palestra do futurista e designer promoverá também um jogo de exploração coletiva de futuros alternativos chamado What If.

O evento ocorrerá no dia 12, das 19 às 21h45, no auditório do Insted (Colégio Elite Mace), na Rua 26 de agosto, 63 – Centro. Os ingressos podem ser comprados pelo site: insted.com.br/summit/

A instituição

A faculdade Insted é a primeira instituição de ensino superior do Centro-Oeste que usará a metodologia ativa em todos os seus cursos. Na metodologia ativa o estudante deixa de ser coadjuvante para ser protagonista do seu próprio aprendizado. Nesta abordagem, é levado em consideração o conhecimento prévio que os alunos já tem, assim é possível criar contexto e discutir situações em sala, além aplicar na prática os conteúdos exigidos de cada curso.

Com foco na inovação é que nasce o Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano – Insted. A primeira Faculdade criada no Centro-Oeste, desde sua estrutura até a sua matriz curricular, com metodologias ativas.

A faculdade inicialmente irá ofertar cinco cursos em Campo Grande. Direito, Administração e Ciências Contábeis, que já tem em sua abertura – autorizada pelo MEC – nota máxima (5), além de Pedagogia que já recebeu no Ministério da Educação nota 4. O Insted terá ainda em seu primeiro vestibular o curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que também já tem nota 5.

Neca Bumlai será a diretora da Faculdade. Ela, que tem 21 anos de experiência em administração educacional e é mestre em Ciência da Informação pela UNB, explica o porquê do empreendimento.

“Vamos abrir uma nova Faculdade em Mato Grosso do Sul por necessidade. Necessidade que primeiro veio das pessoas da cidade, do Estado, que nos pediam um novo empreendimento na área, com o compromisso real na formação daqueles que se graduavam conosco. E necessidade do mercado de trabalho que quer, precisa contratar, mas não encontra profissionais qualificados e alinhados com as competências do século XXI”.

Metodologias Ativas

Além das notas altas dadas pelo MEC, a faculdade tem como principal elemento de diferenciação no mercado a inovação. Todos os cursos nascem com toda a sua matriz curricular feita para a utilização de metodologias ativas.

Estas metodologias são estratégias de trabalho em sala de aula que possibilitam o envolvimento do estudante em todas as atividades propostas. Lendo, estudando, discutindo questões, fazendo pesquisas, construindo soluções para problemas.

Com diferentes abordagens, o estudante trabalha mais que o professor, tem autonomia de pensamento, é protagonista do seu aprendizado. “Aquele aluno que vive o que está estudando, colocando a mão na massa, discutindo soluções reais, trazendo seu cotidiano para a sala de aula tem mais de 80% de chance de reter aquela informação, do que aquele que só escuta ou lê um conteúdo, por isso ele aprende mais com metodologias ativas”.

Desde o início do curso, os alunos interagem com empresas, organizações sociais do setor público ou privado. Isso possibilita que o aluno faça networking que vai lhe ajudar na sua profissão após a formatura. A tecnologia é ponto fundamental neste tipo de abordagem: bibliotecas digitais e aplicativos são possibilidades remotas de interação com o que ensinado.

Lousa e professor em frente aos alunos. Estudantes sentados de forma alinhada recebendo conteúdo. Constatação dos dias atuais: a fórmula do ensino tradicional já não dá mais resultado, o mundo mudou e a educação precisa urgentemente se transformar para conquistar, e realmente ensinar, novos alunos.

Primeiras turmas

A faculdade irá promover seu primeiro vestibular em novembro, com início das aulas previsto para fevereiro de 2019. Mas já em setembro, os professores receberão as primeiras capacitações para utilização das metodologias ativas em sala de aula. 

Localização

A Faculdade fica na Rua 26 de Agosto, 63 – Centro. O site da instituição para mais informações é insted.edu.br

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024