A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

há 6 anos

A+ A-

Homem que teria contraído febre amarela em MS morre no interior paulista

Vítima passou festas de fim de ano em Dourados, mas causa da morte ainda não foi confirmada

Com suspeita de febre amarela, um homem de 56 anos faleceu no domingo (14), em Santo André, interior de São Paulo, após passar as festividades de fim de ano em Dourados, a 221 km de Campo Grande. A família acredita que ele tenha contraído a doença durante a visita a Mato Grosso do Sul, onde esteve entre os dias 23 de dezembro a seis de janeiro.

O homem deu entrada no dia 14 de janeiro no Hospital Bartira, vindo a óbito no mesmo dia, como noticiado na página do jornal G1. Em contato com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), foi constatada como causa morte Infarto Agudo do Miocárdio e Ruptura de Parede do Miocárdio, conforme nota da Prefeitura de Santo André. Foi realizada coleta de sorologia para febre amarela pelo próprio Hospital.

"Não é possível afirmar, neste momento, se este paciente veio a óbito vítima de febre amarela. Esta hipótese poderá ser apenas confirmada ou descartada após o resultado do exame, que sairá dentro de 15 a 30 dias", diz a prefeitura, que, em mesma nota, afirma que Dourados é área de risco, ao contrário de Santo André.

Prefeitura de Dourados

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Dourados, por meio do setor de Imunização, tranquilizou a população do município acerca da vacina contra a febre amarela. Segundo Edvan Marcelo Moraes Marques, enfermeiro do setor, em Mato Grosso do Sul e consequentemente em Dourados não foram registrados casos da doença nos anos anteriores, 2016 e 2017, e nem neste ano, seja em humanos ou casos silvestres (em animais).

“Trabalho na saúde em Dourados há 17 anos e não lembro algum caso desta doença. Mas posso afirmar que nos anos mais recentes não tivemos casos”, disse. Edvan lembra que todas as cidades de MS fazem parte de uma região endêmica e, por isso, sempre receberam atenção redobrada acerca da doença. Assim, é mais difícil encontrar alguém que não tenha tomado esta vacina ao longo da vida.

“Não deve haver alarde. Apenas atenção com a vacinação caso não tenha sido efetuada ainda. Como estamos em um setor de risco, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina com estoque suficiente e é histórico em nossa região que as pessoas sejam imunizadas”, disse.

Vacinação

Para quem nunca tomou a vacina, segundo Edivan, é possível receber a dose a partir dos nove meses de vida. Idosos acima de 60 anos precisam de autorização médica. Basta procurar uma unidade de saúde com o cartão de vacinação.

Embora não deve haver alarde, é importante ter atenção com esta doença. Todo cidadão que vai viajar para algum local de risco precisa estar atento sobre sua condição em relação a imunização.

A febre amarela é uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração (no máximo 12 dias), cuja letalidade varia de 5 a 10% nos casos oligossintomáticos, podendo chegar a 50% nos casos graves (aqueles que evoluem com icterícia e hemorragias). Essa doença tem potencial de disseminação e transmissão bastante elevado, por isso é importante que a notificação de casos suspeitos seja feita o mais brevemente possível (24 horas).

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias