Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Juristas de MS destacam perda irreparável de Teori e não acreditam em conspirações sobre morte

Para eles, morte de ministro foi simplesmente acidente

20 janeiro 2017 - 15h15Por Rodson Willyams
Juristas de MS destacam perda irreparável de Teori e não acreditam em conspirações sobre morte

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, durante acidente aéreo ocorrido nesta quinta-feira (19), em Paraty, Rio de Janeiro, pegou a comunidade jurídica de surpresa em todo país. Em Mato Grosso do Sul, juristas destacaram a perda irreparável do relator da Lava Jato e afastaram quaisquer conjecturas sobre a sua morte.

Para o juiz federal Ronaldo José da Silva, vice-presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp), Teori Zavascki era um colega, juiz de carreira por um tempo, logo depois deixou o cargo para exercer a advocacia e retornou tempos depois como desembargador. O magistrado lembrou que foi um dos precursores a criar o sistema virtual utilizado pela Justiça, "para que desse maior celeridade".

"Foi um juiz exemplar. Ético. Apesar de ser fechado, era de um humor refinado. Era bem técnico e estudioso. Como relator da Lava Jato, servia de inspiração para os magistrados devido a sua conduta e condução dos trabalhos. Vai ser muito difícil achar um substituto a altura", pontua.

Além disso, o juiz federal afirma que Zavascki, ao lado de juiz Sérgio Moro, tornaram-se nomes importantes, uma vez, que comandaram uma das maiores investigações de corrupção no mundo.

"Tanto o Moro quanto o Teori, cada um na sua esfera, comandaram e comandam uma das investigações que jamais foi vista no mundo de anti-corrupção. Nos EUA quando há casos semelhantes, forças políticas tentam interromper. Na Itália, no caso de 'mãos limpas', políticos interferiram no processo", disse.

Ronaldo ainda afirma que Teori sempre foi conhecido por ser técnico, tomar decisões em cima altos do processo. "Ele nunca cedeu às pressões, mesmo às políticas, e tomava as sua decisões", finaliza.

Teori também conquistou o respeito de advogados no Estado, segundo friza o advogado André Borges, que classificou o caso como uma tragédia. "Foi uma perda irreparável para o país. Ele era técnico, discreto, honesto e muito atencioso com os advogados. Um homem com grande moral e importante para a nação brasileira".

O advogado Renê Siufi, também lamentou a morte do ministro. "Era uma pessoa descente. Vai fazer muita falta. Ele estava conduzindo bem os trabalhos, os processos da Lava Jato. Vai ser insubstituível".

Conjecturas

O juiz federal Ronaldo José da Silva afastou qualquer conjecturas de conspiração ventilada sobre a morte do ministro. "Temos que ter cautelas e não podemos falar sobre ilações precipitadas. Mas acredito que pela própria importância dele, é normal que surjam conjecturas sobre este caso. Mas pelo visto foi um acidente, há testemunhas relatando que o piloto teria perdido o controle da aeronave após tentar pousar, foi um acidente".

Silva ainda afirma que se existisse a possibilidade de outra 'coisa', "isso seria ruim para o país e o colocaria em descrédito na comunidade internacional. Poderia inclusive, causar uma revolução. Mas vejo que não houve nada disse e sim uma fatalidade, um acidente".

André Borges também descarta a possibilidade. "Não acredito em nada disso. O avião era bom, o tempo não estava bom e o que aconteceu foi um acidente. Mas a Polícia Federal está acompanhando este caso".

Para o advogado, agora o presidente da República, Michel Temer, terá que acelerar o processo para indicar um outro relator para dar continuidade às investigações da Operação Lava Jato.