A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

11/05/2017 06:55

A+ A-

Lama: PF diz que grupo de Puccinelli recebeu R$ 150 milhões em propina

Operação batizada de "Máquinas de Lama" cumpre mandados de prisão e condução coercitiva em quatro cidades de MS

A quarta fase da operação Lama Asfáltica tem como investigação os sobrepreços e desvios em obras públicas e as propinas pagas a integrantes em um valor aproximado de R$ 150 milhões segundo informações da Polícia Federal.

Nesta manhã, a ação que levou André Puccinelli para a Polícia Federal, estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão além de sequestro de bens e valores em uma operação que reúne 210 policiais federais em Campo Grande, Três Lagoas, Nioaque, Porto Murtinho, São Paulo e Curitiba. Também participam  servidores da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal. As informações foram confirmadas por meio de nota oficial da PF.

São investigados desvios de recursos públicos por meio de direcionamento de licitações, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos. Os recursos desviados passaram por processos de ocultação da origem, resultando na configuração do delito de lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF a nova fase foi deflagrada após análise dos materiais apreendidos em fases anteriores, cotejados com fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas, as quais “permitiram aprofundar o conhecimento nas práticas delituosas da Organização Criminosa”. Foram colhidas provas de desvios e superfaturamentos em obras públicas, com o direcionamento de licitações, falsificação de documentos para justificar a continuidade e o aditamento de contratos, que teriam sido feitos com a conivência de servidores públicos.

Segundo a PF o dinheiro de propinas eram justificados, principalmente, com o aluguel de máquinas em operações fictícias para lavar dinheiro.  Com isso, a nova fase tem o nome de “Máquinas de Lama”. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024