A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

08/02/2019 19:14

A+ A-

Lava-Jato: TRF-4 escolhe juiz mais antigo da corte para o lugar de Sérgio Moro

Antiguidade é o principal critério de seleção que o tribunal utiliza

O juiz Luiz Antônio Bonat passa a ser o titular da 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba (PR). Ele, que tem 25 anos de carreira, o mais antigo da corte, entra no lugar de Sérgio Moro e chefia, a partir de agora, a Operação Lava-Jato.

A escolha foi feita pelo conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediada em Porto Alegre (RS). Como a antiguidade é o principal critério de seleção, o nome dele já tinha sido definido no concurso interno de promoção.

Até então, a juíza Gabriela Hardt chefiou temporariamente a 13ª Vara. Nesse tempo ela  chegou a sentenciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio em Atibaia (SP).

Atualmente, Bonat atua na 21ª Vara Federal, responsável por temas previdenciários. Ele iniciou a carreira em 1993 e, além da capital paranaense, atuou em cidades como Foz do Iguaçu e Criciúma. Em 2003, ele foi responsável pela primeira condenação penal de uma pessoa jurídica no Brasil.

Segundo  a Agência Brasil, ao assumir a 13ª Vara Federal, o magistrado ficará responsável por supervisionar todos os inquéritos da Lava Jato no Paraná e também julgar as ações penais ligadas à operação, entre elas, uma em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu, relacionadas à sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Sergio Moro deixou a magistratura no final de 2018 para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024