TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

Paróquia terá extensa programação para celebrar dia de São Sebastião

Cerca de 5 mil fiéis, que devem passar ao longo do dia pela igreja

19 janeiro 2018 - 09h56Por Redação

A Igreja Católica comemora no próximo sábado (20/01) o dia de São Sebastião, santo e mártir padroeiro dos militares, dos fazendeiros e dos rebanhos. Para celebrar a data, a paróquia que leva o nome dele preparou uma extensa programação e espera cerca de 5 mil fiéis, que devem passar ao longo do dia pela igreja, localizada na Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo, em Campo Grande.

Segundo o vigário paroquial Cleber Brugnago Rosa, os devotos costumam chegar bem cedo à Paróquia, onde aguardam pela alvorada festiva e repicar dos sinos, marcada para as 6h. Às 7h, será realizada a santa missa e às 8h30, um delicioso café da manhã, cujos convites são vendidos. Às 9h30 haverá récita do santo terço e às 10h, missa do Rito Tridentino. A partir das 11h, a récita do terço será de hora em hora até as 18h, e o almoço será servido às 11h30. Às 18h será realizada a procissão luminosa e, às 19h, a santa missa em honra a São Sebastião. Para encerrar a noite, haverá ainda a quermesse.

“São Sebastião é um santo bastante popular no Brasil, que é um país muito agrário. E aqui em Campo Grande não é diferente. É uma festa bastante devocional e acontece num período em que as pessoas costumam estar de férias, quando muitos ainda estão fora de Campo Grande. Então fazer uma festa desta magnitude, com cerca de 5 mil fiéis em apenas um dia é algo bastante significativo e demonstra uma piedade e uma devoção muito grande dessas pessoas a São Sebastião. Além disso, há fiéis de outras cidades do Estado que vêm para fazer a novena aqui”, destaca o padre.

Sobre o Santo

São Sebastião nasceu em Petrória, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.

Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

Devoção 

A comunidade de fé e devoção a São Sebastião começou em Campo Grande em 1936, quando a região onde hoje está localizado o bairro Monte Carlo era apenas fazenda. Em um dado momento, a região foi acometida de uma forte peste e muitos fazendeiros perderam seus rebanhos. Um deles, devoto de São Sebastião prometeu que se os animais da propriedade não fossem dizimados pela peste construiria uma capela em homenagem ao santo.

Assim, começou a devoção a São Sebastião e, todos os anos, eram realizadas festividades após as novenas em honra ao santo, que passaram a ser contadas apenas a partir de 1950.

Serviço

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3317-4863.