Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

PF prende policiais legislativos do Senado suspeitos de atrapalhar a Lava-Jato

Policiais federais fizeram busca e apreensão em apartamentos funcionais de senadores, entre eles Fernando Collor

21 outubro 2016 - 08h04Por Da redação / O Globo

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta sexta-feira quatro mandados de prisão contra policiais legislativos do Senado. Além disso, está realizando busca e apreensão nas dependências da Polícia Legislativa da Casa. A suspeita é de que a estrutura tenha sido usada para fazer contraespionagem contra investigações da Operação Lava-Jato.

Informações de integrantes do comando do Senado são de que o diretor da Polícia Legislativa e seu adjunto foram levados coercitivamente para prestar depoimento. A ação teria sido motivada por denúncia de um servidor da segurança da Casa, devido a processos administrativos de afastamento para afastamento de função. Ambos estavam em suas residências.

A decisão de determinar a prisão dos policiais legislativos e o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão foi expedida pela Justiça Federal de Brasília. O Ministério Público também solicitou o afastamento do exercício de função pública dos investigados, mas não há informações ainda se o pedido foi aceito pela Justiça.

Ao longo da Lava-Jato, houve atritos entre a PF e Polícia Legislativa, usada na segurança da Casa. Em julho do ano passado, o Senado reclamou da ação de policiais federais, que fizeram busca e apreensão em apartamentos funcionais de senadores, entre eles Fernando Collor (PTB-AL).