Corrida Cassems
(67) 99826-0686

Unidades do Senai em 10 cidades recebem interessados em cursos técnicos

Mais procurados foram os 19 cursos de habilitação técnica de nível médio

15 JUL 2017
Da Redação
16h17min
Foto: Divulgação

De portas abertas para visitação neste sábado (15/07), as unidades do Senai de dez municípios receberam interessados em se matricular nos cursos de educação profissional oferecidos, enquanto colaboradores apresentavam a estrutura de laboratórios e salas de aulas. Os mais procurados foram os 19 cursos de habilitação técnica de nível médio, cujo período de inscrição para uma das 1.715 vagas termina na próxima segunda-feira (17/07) e, por isso, muitos dos visitantes já saíram com a matrícula efetivada.
 
É o caso de Hélio Marciano, 47 anos, que ao saber da oportunidade de visitar o Senai, levou a filha, Geovana Langer, de 15 anos, para conhecer a unidade de Campo Grande. “A Geovana acabou de entrar no Ensino Médio e achei importante aproveitar nosso dia de folga para conhecer os cursos. Já disse para ele que é muito bom ter uma formação técnica, terminar a escola com um diferencial em relação aos demais”, disse, após conhecer os diversos laboratórios e oficinas do Senai da Capital.
 
“Tudo daqui é muito legal, que vê de fora não imagina que tem uma estrutura de primeiro mundo como essa, nem parece que estamos no Brasil. Vale muito a pena conhecer”, emendou Hélio Marciano, depois de passar pela oficina automotiva, laboratório de refrigeração, laboratório VOIP e outros espaços do Senai que integram os blocos inaugurados em novembro do ano passado. Geovana Langer, por sua vez, não decidiu qual curso fazer, mas gostou do que viu na área de informática. “Ainda é cedo para escolher, tenho tempo para pensar. Mas sempre gostei da área de informática e acho que vou por esse caminho”, disse.
 
O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, conduziu os presentes durante a visita e, além de indicar algumas dicas como tendências de mercado e áreas deficitárias em termos de profissionais qualificados, detalhou aos interessados a matriz curricular de cada curso. “Agendamos os horários de visita para aqueles que demonstram interesse em fazer um curso no Senai e os dividimos em grupos com uma quantidade limitada de pessoas. A intenção foi oferecer um atendimento mais personalizado e conseguir dar a atenção merecida para os nossos clientes em potencial, tirando dúvidas que surgiram durante a visita e falando sobre as áreas que hoje precisam de mão de obra qualificada”, analisou.
 
Na unidade de Corumbá, o gerente Marcelo Zinsly conta que também foram efetuadas matrículas após a visita. “A ação fio muito proveitosa porque aqueles que tinham dúvidas sobre alguma profissão tiveram a oportunidade de esclarecer hoje, depois de conhecerem os laboratórios e se informar mais sobre os cursos, tanto que saíram daqui com a matrícula feita”, contou.
 
No município de Dourados, onde colaboradores também receberam a comunidade para apresentar o portfólio de cursos, o gerente Yashi Sakimoto de Miranda avaliou que a ação foi positiva no sentido de apresentar os serviços do Senai. “É muito importante fazer ações como esta para proporcionar ao nosso público a oportunidade de conhecer o que oferecemos em termos de cursos, e facilitar esse acesso o máximo possível, abrindo a unidade no sábado, que é um dia que normalmente não funcionamos, para que as pessoas que trabalham”, falou.
 
As visitas guiadas também foram realizadas nas cidades de Aparecida do Taboado, Corumbá, Maracaju, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. No caso dos cursos técnico de nível médio, as matrículas poderão ser realizadas até o dia 17 de julho, na secretaria das respectivas unidades. É necessário estar matriculado em uma instituição de ensino regular ou ser egresso do ensino médio.
 
O candidato deve portar uma foto 3x4 recente, originais e cópias da certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF ou declaração da receita federal, título de eleitor (quando maior de idade), histórico escolar do Ensino Médio ou documento que comprove estar cursando a etapa de ensino tida como requisito  para ingresso, comprovante de residência atualizado, certificado de reservista e/ou alistamento militar, dispensa da incorporação ou certificado de isenção, no caso de candidatos do sexo masculino.
 
“Nossa estrutura e portfólio de cursos é adequado às necessidades do mercado de trabalho. Há uma demanda cada vez maior por mão-de-obra qualificada, o que cria um cenário amplamente favorável para que se absorva o trabalhador que tiver este conhecimento. A visita guiada é uma grande oportunidade para aqueles que buscam se posicionar no mercado de trabalho conheçam mais sobre os cursos, de acordo com sua área de interesse”, finalizou a gerente de educação do Senai, Dagmar Tavares Viana de Queiroz.

Veja também