Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Vacinação antirrábica começa na segunda-feira

Meta é imunizar 160 mil animais

23 junho 2018 - 10h50Por Da redação / PMCG

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica começa na próxima segunda-feira (25) e a meta é imunizar 80% da população estimada em 160 mil cães e 40 mil gatos, mantendo assim o controle da doença em Campo Grande. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal.

A cerimônia de abertura da Campanha 2018 acontece no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a partir das 9h desta segunda-feira, e vai contar com a presença de autoridades do município, bem como de parceiros e comunidade acadêmica da área.

A vacinação vai acontecer de casa em casa, sendo importante que os donos de animais recebam em seus domicílios os servidores do CCZ que estarão identificados com crachá e uniforme.

Os cães e felinos a partir de três meses devem receber as doses, inclusive cadelas e gatas prenhas  ou em lactação. A vacinação é única forma de proteção contra a raiva.

Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal e o vírus pode ser transmitido para os seres humanos a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados. Contato com a pele do animal não oferece riscos.

O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último caso ocorreu 1988, onde após 23 anos, ocorreu um caso isolado em 2011 de raiva canina, cujo cão adquirira a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.

Desde 2001 o CCZ intensificou a vigilância de morcegos, com um total de 50 exemplares não hematófagos diagnosticados positivos para raiva, até o ano de 2017.

Os donos de animais indicados para vacinação também podem levá-los até o CCZ que funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, sendo que sábados, domingos e feriados, a abertura ocorre uma hora mais cedo.