A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

In Memoriam

26/11/2018 12:01

A+ A-

Morre aos 77 anos Bernardo Bertolucci, de 'O último tango em Paris'

O diretor foi alvo de críticas após vir à tona um vídeo em que admitiu ter filmado uma cena de sexo não consentida

Bernardo Bertolucci, último grande mestre do cinema italiano, morreu nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, em Roma aos 77 anos, informou o jornal "La Repubblica".

Recentemente, o diretor foi alvo de críticas após vir à tona um vídeo em que admitiu ter filmado uma cena de sexo não consentida em "O último tango em Paris".

No vídeo de 2013, republicado por uma ONG espanhola, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, personagem de Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie. A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.

"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem", lembrou o diretor. "Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer". Segundo ele, a intenção era que Schneider reagisse "como uma menina, não como um atriz".

No vídeo, Bertolucci conta que não voltou a ver a atriz depois das gravações do filme, porque "ela o odiava". O diretor afirma que se sente culpado pelo episódio, mas que não se arrepende da decisão. "Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios."

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024