A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
In Memoriam

25/01/2018 13:15

A+ A-

Morre fundador da Convenção COMADEMS pastor Jeovah Alves da Silva

Pastor foi fundador da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Mato Grosso do Sul

Nesta manhã de quinta feira, 25 de Janeiro de 2018, faleceu o pastor Jeovah Alves da Silva aos 85 anos.

O Pastor Jeovah Alves da Silva nasceu no dia 5 de setembro de 1932, na cidade de Cachoeira, Estado da Bahia. Filho de Lafaiete Hemídio da Silva e RaimundaAlves Barbosa, ambos falecidos, tendo 8 irmãos.

Em 1947, aos 15 anos de idade, converteu-se ao cristianismo, na Igreja Assembléia de Deus, e foi batizado nas águas no dia 25 de janeiro de 1948. Na cidade de Cachoeira, iniciou os primeiros passos como cooperador na obra de Deus.

No dia 25 de janeiro de 1951, mudou-se para o Estado de São Paulo, fixando residência na cidade de Presidente Prudente, sendo recebido pelo casal Epifânio Vasconcelos e Cícera Vieira de Vasconcelos, hoje já falecidos, que lhe foram como pais nessa nova terra, onde logo conseguiu emprego, como gerente comercial, começando também a trabalhar na seara do Mestre Jesus. Nessa época, conheceu a jovem Maria Cícera Santos, procedente do Estado de Alagoas, casando-se, no ano de 1954, em cerimônia realizada pelo Pastor Delfino Brunelli, então Pastor da Igreja Assembléia de Deus em Presidente Prudente.

Em Presidente Prudente teve confirmada sua vocação, e, chamado para o santo ministério, sempre dedicado à obra do Senhor Jesus, obteve logo o reconhecimento do seu pastor, Delfino Brunelli, assumindo funções de responsabilidade na sua igreja, tendo ocupado, sob a liderança do referido pastor, o cargo de tesoureiro.

Foram mais de 6 décadas de vida ministerial. Em 1955 foi consagrado ao diaconato, e, em 1956, ao presbitério, sendo designado a assumir a Igreja Assembléia de Deus na cidade de Pirapozinho (SP); ambas consagrações foram celebradas pelo saudoso Pastor Cícero Canuto de Lima.

Em 1958, mudou-se para a cidade de Ourinhos, onde assumiu a vice-presidência da Igreja Assembléia de Deus, e, devido ao excelente desempenho na obra de Deus, foi logo indicado pelo líder da igreja, Pastor Antônio Godoy, para o ministério pastoral.

Em 7 de março de 1962, por ocasião da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, na cidade de Indaiatuba, por mãos do pastor Cícero Canuto de Lima, foi consagrado ao pastorado. Posteriormente, ainda na cidade de Ourinhos, veio ocupar a presidência da Igreja Assembléia de Deus, onde fixou residência por aproximadamente 6 anos.

Na cidade de Ourinhos, a igreja cresceu e o Senhor Jesus confirmou a sua obra e a chamada ministerial que lhe fizera; todavia, já lhe preparava um outro lugar de trabalho a centenas de quilômetros, em outro Estado.

A direção da Igreja Assembléia de Deus, no bairro Belenzinho, na cidade de São Paulo, a que estava vinculado, transfere-o para a cidade de Dourados, na época ainda Estado de Mato Grosso, onde, em 16 de julho de 1964, assumiu como pastor-presidente a direção da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Dourados e igrejas afiliadas nos Municípios de Naviraí, Juti, Caarapó, Itaporã e Douradina.

Logo após, a família ganhou novos membros com a chegada de Neuza Antunes da Silva, com 13 anos de idade, e Elza dos anjos Damasceno, com 12 anos de idade, consideradas como verdadeiras filhas e bem recebidas no seio da família.

Inicia-se assim uma longa administração ministerial que perdurou  até a data de hoje, período em que não só tem atuou  como íntegro e dinâmico ministro do Evangelho de Cristo, mas também como cidadão influente, pai amoroso e amigo de muitos.

 Desde 1964 até  1917 foi o pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém em Dourados-MS  e na esfera estadual foi membro fundador da COMADEMS-Convenção de Ministros no Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 1988, no dia 2 de fevereiro, passou para a eternidade sua estimada esposa, Cícera dos Santos Silva. Durante a trajetória de 4 décadas, superou muitos outros impasses comuns ao ministério pastoral. No entanto, grandes foram também as bênçãos e recompensas recebidas.

No decorrer do tempo, o Pastor Jeovah conheceu aquela que viria ser a sua segunda esposa, Alzinete Soares Félix, que residia na cidade de Deodápolis (MS), vindo então a se unir pelos laços do matrimônio em 10 de setembro de 1988.

Poeta e compositor nato, o Pastor Jeovah é autor de dezenas de hinos religiosos e da musica dos hinos oficiais dos Municípios de Caarapó e Naviraí. Na Igreja tem incentivou  a arte da música e do canto coral, com a criação de novas orquestras e bandas, estabelecendo cursos para a preparação de novos músicos, adquirindo instrumentos e direcionando as atividades das bandas nas diversas atuações da Igreja e em solenidades cívicas. Atualmente, a Igreja possui em Dourados banda de música no templo sede e nas congregações do Jardim Água Boa e Parque Nova Dourados, além de vários corais.

Teve também a importante iniciativa de organizar o Núcleo 322 da Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD), com sede em Campinas (SP), que se encontra em plena atividade, onde muitos obreiros têm concluído o curso básico de teologia. Além do núcleo principal em Dourados, foram organizados subnúcleos em Itaporã, Caarapó e Fátima do Sul, onde dezenas de alunos estão estudando.

O Pastor Jeovah, como homem valorizou  o conhecimento,  tomado iniciativas que incentivam o aprendizado, preparando novos ensinadores da palavra de Deus e aperfeiçoando os que já estão envolvidos na atividade do ensino, fato comprovado desde os primeiros anos de sua chegada a Dourados, com a construção do novo prédio da Escola da Assembléia de Deus, atualmente Escola Estadual Pastor Daniel Berg.

Sob orientação do Pastor Jeovah, o trabalho interno da Igreja foi  estruturado de forma a atender não somente aos fiéis, mas também a  comunidade. Sempre voltado ao apoio espiritual, moral, social e educacional das pessoas, tem contribuído grandemente para uma sociedade mais justa, correta e moldada nos princípios doutrinários bíblicos.!!!

O Senhor Jesus tem abençoado a família do Pastor Jeovah, tendo-lhe agraciado com 6 filhas,  genros,  netos,  bisnetos e 1 enteado.

No trabalho ministerial também foram relevantes os resultados que o Senhor Jesus lhe concedeu. Sob sua liderança, a Igreja Assembleia de Deus desenvolve hoje atividades em 6 municípios: Dourados, Naviraí, Caarapó, Juti, Douradina e Itporã.

A Igreja tem dezenas de templos em funcionamento e vários outros em construção, além de muitos pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e cooperadores empenhados harmoniosamente em arrebanhar muitas vidas preciosas para o Reino de Deus.

De 1964 até hoje foram implantadas congregações e templos nas localidades de Douradina – Cruzaltina, Bocajá; Itaporã – Montese, Santa Terezinha, Piraporã, Pedra Bonita, Coohab; Caarapó – Nova América, Cirstalina, Vila Planalto; Juti – Fazenda Piquenique, Assentamento Guanabara; Navirai – João de Barro, Jardim Progresso, Paraíso, Porto Caiuá; e nos Distritos de Dourados: Panambi, Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Indápolis, Barreirinho.

Lugares onde estão situadas as Congregações de Dourados: Rua Duque de Caxias, Vila Almeida, Jardim Florida, Jardim Água Boa, Parque das Nações, Vila Rosa, Jardim Ouro Verde, Vila Hermínia, Jardim Jóquei Clube, Parque Nova Dourados, Vila Industrial, Jardim Colibri, Rua Bela Vista, Sitioca Campo Belo e outros.

A obra de maior vulto foi a construção do templo sede, situado na Rua Cuiabá, nº 1.390. Foi inaugurado em 15 de julho de 1990, com capacidade para 1.500 pessoas sentadas. Também foram construídos muitos templos de madeira, que depoisforam substituídos por construções amplas e modernas, em alvenaria; e vários novos templos têm sido construídos. Também há projetos em andamento de construções e inaugurações em Barreirinho,Cruzaltina, Vila Industrial, Vila Hermínia, Jardim Água Boa, Jardim Colibri e Jardim Novo Horizonte e outros bairros.

Atualmente a Igreja Assembléia de Deus, Ministério do Belém,  já emancipados para outros  campos, pelo exercício do Pastor Jeovah em   Dourados, toda a região com igrejas do ministério do Belém milhares de membros e congregados distribuídos emtorno de mais de 70 templos  templos, tendo como evento principal a Confraternização Regional do Círculo de Oração das Senhoras e da União de Mocidade das Assembléias de Deus em Dourados (UMADD), que ocorre anualmente, em meados de julho.

 Jubilou  de suas atividades em 3 de janeiro de 2017 com hora de um homem íntegro nas suas atividades da ação ministerial e toda a sua vida comum.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024