Selviria Outubro
(67) 99826-0686
HPV - OUTUBRO

Primeiro governador eleito pelo voto direto em MS, Wilson foi pai e padrinho político

Padrinho e pai político, ele deixou legado de progresso

13 FEV 2018
Liziane Berrocal
11h13min

O legado político e histórico do ex-governador Wilson Barbosa Martins começou ainda no Mato Grosso unificado. A história foi marcada em especial por ser o primeiro governador eleito de Mato Grosso do Sul. Antes, os governadores eram nomeados pelo Presidente da República.

Wilson foi eleito em 15 de novembro de 1982 quando houve eleição direta em todo o território brasileiro e foi o primeiro da história do Estado que assumiu o cargo por voto direto dos eleitores, para governar no período de 1983 a 1986.

Ele foi o Chefe do Executivo Estadual até 15 de maio de 1986 quando se licenciou para ser candidato ao Senado Federal, abrindo espaço para Ramez Tebet, que completou o período.

Sua gestão foi marcada pela construção de obras de infraestrutura e terminar uma boa parte das obras do Parque dos Poderes, além da rodovia da BR-262. Em Dourados, sua gestão ficou marcada pela construção do Estádio Douradão.

Padrinho político

Wilson também era conhecido por ser um padrinho político de grandes nomes como o também ex-governador André Puccinelli e Braz Mello, ex-prefeito de Dourados.

Ele também fez história política na família, já que sua filha Celina Jallad seguiu os passos do pai e foi a primeira presidente mulher da história do PMDB no Estado, além de deputada estadual. Celina morreu em 2011 quando era Conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Veja também