A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

14/12/2017 19:34

A+ A-

Após operação aérea, órgãos de estudante morta em acidente são levados de MS

Aeronave da Força Aérea Brasileira atuou na captação

Uma grande operação aérea foi montada nesta quinta-feira (14), para que os órgãos da estudante morta em acidente, Milena Tokuda, 17 anos, em Três Lagoas pudesse ser levado rapidamente ao receptor, que não foi identificado. Três aeronaves de pequeno porte fizeram o transporte do coração, fígado, rins e córneas da vítima.

Os aviões vieram de Brasília (DF), São Paulo (SP) e uma de MS. Entre elas, estava um avião da Força Aérea Brasileira.
A operação ocorreu hoje, logo após a família receber a notícia de morte cerebral de Milena, em coma há dez dias no Hospital Auxiliadora, vítima de acidente de moto. No acidente, o namorado delam Gustavo Ingarti Correia, de 19 anos, também morreu.

Segundo o JP News, A família da estudante prefere não falar do assunto.

Logística

Segundo o tenente-coronel Leandro Arruda, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, as aeronaves pousaram após a meia-noite e decolaram no final da madrugada, após a retirada dos órgãos.

"Temos uma equipe treinada para este tipo de ocorrência, que deve ser executada sempre no mínimo espaço de tempo". O oficial parabenizou a equipe do aeroporto municipal de Três Lagoas.

"Contamos com o apoio de toda nossa equipe, inclusive do pessoal de abastecimento das aeronaves, além dos demais integrantes do aeroporto. Fico feliz em poder dizer que nosso aeroporto está preparado para este tipo de ação, inclusive por termos o balizamento noturno, que é fundamental", disse a superintendente do terminal de passageiros, Sayuri Baez.

Nota do hospital

"O Hospital Auxiliadora por meio da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), OPO/MS (Organização de Procura de Órgãos, da CET/MS (Central Estadual de Transplantes), realizaram na madrugada desta quinta-feira (14)  a 3ª  extração de órgãos da sua história.

A captação foi realizada por equipes do: Incor (Instituto do Coração), de São Paulo, uma equipe de Brasília e uma equipe de Campo Grande. Os órgãos captados foram: coração, fígado, rins e córneas.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Orgão e Tecido para Transplantes (CIHDOTT) e coordenadora da UTI do Auxiliadora, Daiane Alves Santos “É gratificante em contribuir com as pessoas que estão na fila de transplantes e que certamente irá salvar outras pessoas”, disse. O enfermeiro coordenador do Pronto Socorro, assistentes sociais e médico também fazem parte da equipe da CIHDOTT.

A doação só foi possível pois a família foi favorável a doação. A paciente foi diagnosticada com morte encefálica. Os órgãos captados serão implantados obedecendo a fila de espera de âmbito nacional.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024