TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Interior

23/03/2017 11:35

A+ A-

Criança vai a óbito e investigação é sobre suspeita de meningite

O caso é investigado pelo núcleo de Vigilância Epidemiológica do município de Dourados

Uma menina de sete anos moradora na Vila Rosa, em Dourados, foi a óbito na tarde de terça-feira (21) e a suspeita é de meningite meningocócica. O caso é investigado pelo núcleo de Vigilância Epidemiológica do município.

Conforme o site dourados News, as informações foram repassadas pelo coordenador do núcleo Devanildo de Souza na manhã desta quinta-feira (23).

"O caso chegou até a vigilância, mas devido aos sintomas e a evolução da doença a suspeita é de meningite meningocócica. Nesse caso foi feito todo o bloqueio necessário nas pessoas que tiveram contato com a menina", disse Devanildo.

Ele disse ainda que neste caso não teve como comprovar se realmente o óbito foi pela doença, já que deveria ser realizados exames e que o caso chegou tempo depois da morte.

"Não tem como confirmar se a morte foi causada pela doença. Para isso era preciso realizar exames antes e o caso só chegou até nós após o óbito. Mas devido a sintomas e a evolução da doença, tratamos como meningite meningocócica e foi realizado todo o bloqueio necessário", explicou.

Questionado sobre a doença se é comum, o coordenador conta que são casos esporádicos e que eventualmente acontecem.

"A meningite meningocócica acontece esporadicamente, ou seja, eventualmente tem casos, mas não é alarmante. Não podemos dizer que tem um surto na cidade, são casos que acontecem", pontuou.

Meningite Meningocócica

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, a meningite meningocócica surge na primavera e no inverno, afetando especialmente crianças.

A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível, para evitar sequelas neurológicas, como surdez, por exemplo. Febre acima de 38º; forte dor de cabeça; náuseas e vômitos; rigidez na nuca, com dificuldade para dobrar o pescoço; sonolência e cansaço excessivo; intolerância à luz e ruídos; manchas roxas na pele.

Os sintomas da meningite meningocócica em bebê podem, ainda, incluir moleira tensa, agitação, choro intenso, rigidez do corpo e convulsões.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias