Corrida Cassems
studio center
(67) 99826-0686

Com três suicídios em sete dias, cidade de MS recebe alerta para importância da prevenção

Trabalho de acolhimento é importante para evitar novos casos

14 SET 2017
Thiago de Souza
19h00min
Capelão

O capelão e professor do Curso de Prevenção de Suicídio, Edilson dos Reis, foi acionado para fazer manejo de prevenção em Ivinhema, a 286 quilômetros de Campo Grande. A cidade registrou três casos distintos em agosto, em apenas uma semana.   

Conforme o especialista, houve autorização da Secretaria de Segurança Pública do Estado para as ações de esclarecimento, que visam a redução nos índices de morte por essa causa.

Conforme a Polícia Civil local, os casos não tem nenhuma relação entre si, e em todos eles havia o diagnóstico de quadro de depressão, um dos maiores causadores do autoextermínio, segundo o psiquiatra Kleber Meneghel Vargas. Os casos de suicídio consumados podem ser evitados, segundo o médico, com acolhimento adequado e tratamento médico. 

Os casos consumados em um curto espaço de tempo e para uma população de apenas 23 mil habitantes, segundo o IBGE, chamaram a atenção das autoridades.

Ainda não se sabe se as vítimas faziam tratamento contra a doença, algo que pode prevenir muitas mortes. O primeiro caso do mês de agosto ocorreu no dia 12, com uma mulher de 24 anos. Menos de 24 horas depois, na manhã de domingo (13), a vítima foi uma mulher de 46 anos. O irmão dela confirmou à imprensa local que a parente sofria de depressão.

O último caso do mês de agosto foi no dia 17. Um homem de 36 anos teve a vida ceifada, em um loteamento próximo a praça de eventos.  

(Caso mais recente de suicídio em Ivinhema - Foto: Ivinotícias)

O capelão, que tem 27 anos na área de prevenção ao suicídio, disse que durante a quinta-feira (14)  vai palestrar para um grupo de educadores, professores e  profissionais da área de segurança pública. À noite ele fala para a comunidade em geral.

Reis destaca que aqueles que sofrem com depressão podem procurar o sistema público de saúde, que possui profissionais capacitados para o atendimento.  

Veja também