Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Interior

Falta de energia elétrica que chega a 5 dias paralisa comércio e hospitais em MS

Há anos e quase que semanalmente, serviços essenciais deixam de funcionar e problema se intensifica em período de chuvas

25 outubro 2018 - 11h10Por Amanda Amaral

Moradores dos municípios de Coronel Sapucaia e Amambai, sul de Mato Grosso do Sul, cobram resolução definitiva para os problemas com a distribuição de energia elétrica na região. Há pelo menos três anos, população rural e urbana fica no escuro frequentemente, e diversos setores são prejudicados.

Na cidade, são dias inteiros com tudo parado, escolas, hospitais, comércio. Em locais de difícil acesso, em fazendas e sítios, a situação é pior. Não é incomum que nessas regiões as pessoas fiquem cerca de cinco dias sem energia elétrica.

A situação é narrada pela vereadora de Coronel Sapucaia, Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, que propôs reunião com a concessionária Energisa, responsável pela distribuição de energia no Estado. “Já teve dias que não teve chuva e não teve energia. É difícil porque não há funcionários suficientes, consequentemente não há manutenção. A população cobra a prefeitura, os vereadores, de uma responsabilidade que é da empresa”, diz.

Para tentar esclarecer as possíveis soluções em curto prazo, uma reunião acontece em Campo Grande nesta quinta-feira (25), entre parlamentares do município do interior, representantes da empresa e o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). As vereadoras cobram ações mais duras contra as falhas da empresa, a começar pela exigência de multas.

“O que os moradores estão cansados é de não poder contar com algo básico como a energia elétrica quando precisam, pois basta virar o tempo que é certeza que vão ser prejudicados. É afetado calendário escolar, produtos que se perdem nos comércios, gente que deixa de trabalhar, gente que deixa de receber atendimento médico”, lamenta a parlamentar.

Resposta

A Energisa informou que ocorreram duas interrupções no fornecimento de energia em Amambai recentemente e esclarece que trabalha em contingência, com maior número de equipes em campo, em razão das tempestades severas que atingiram o estado. A região sul é uma das mais atingidas.

A chuva forte e velocidade dos ventos, que ultrapassaram 100km/h ocasionaram a queda de árvores e rompimento de cabos e fios por objetos lançados à rede. Nesses casos, os reparos são de maior complexidade e devem obedecer protocolos rígidos de segurança.

Na próxima semana, representantes da empresa devem se reunir novamente com vereadores de Coronel Sapucaia para compreender as solicitações relacionadas ao fornecimento de energia da região.

*Matéria atualizada às 14h25 para acréscimo de informação