A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Interior

26/03/2017 17:26

A+ A-

Filme do douradense Joel Pizzini competirá na Alemanha

'Elogio da Sombra' foi escolhido entre 7 mil inscritos e terá sua "World Première" na Europa

O cineasta douradense Joel Pizzini teve o seu mais recente filme, "Elogio da Sombra", selecionado para representar o Brasil no Festival de Cinema Oberhausen, na Alemanha, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de maio. O filme, que participará da competição internacional, foi escolhido entre 7 mil títulos inscritos de inúmeros países e terá sua "World Première" na Europa.

Fundado em 1954, como o primeiro festival de cinema educativo da Alemanha Ocidental, o Festival de Oberhausen é considerado, atualmente, o maior evento do mundo dedicado aos curtas-metragens experimentais. É a segunda vez que Pizzini participa da competição internacional. A primeira, foi com "Dormente", em 2006. Por conta da repercussão do filme, o Festival adquiriu uma cópia do curta-metragem para o seu acervo, para fins de consulta e pesquisa dos especialistas em cinema que estudam a influência do cineasta russo DzigaVertov, na produção contemporânea.

"Elogio da Sombra" é filme-ensaio de curta-metragem, que compõe uma trilogia de Joel Pizzini, precedida por "Elogio da Luz" (2004) "Elogio da Graça"(2011) e que, desta vez, aborda o universo da dança butô de origem japonesa. Através de uma trama experimental protagonizada por Emilie Sugai (atriz-dançarina que trabalhou com Antunes Filho em "Foi Carmen"), o filme conta ainda com a participação evocativa de Kazuo Ohno, criador do Butoh e que vindo ao Brasil, influenciou diretores como Antunes Filhos e artistas como Ney Matogrosso e Cacá Carvalho.

Rodado em Mogi das Cruzes (SP) e Pantanal sul-mato-grossense, o filme tem como locação central as ruínas de uma antiga fábrica de chá, construída nos anos 40 por um arquiteto japonês sob forma de um templo oriental. A fotografia é assinada por Gianni Toyota com imagens adicionais de Mário Carneiro (mestre do Cinema Novo) e dos fotógrafos sul-mato-grossenses Maurício Copetti (autor de "Planuras") e Edson Audi, quem o filme é dedicado Audi foi sócio de Pizzini e colaborou na finalização do documentário "500 Almas".

Pizzini identificou aliás em sua pesquisa para a restauração da obra de Glauber Rocha da qual foi curador, que os próprios artífices deste movimento, reconheciam publicamente a influência do Cinema Novo brasileiro na produção germânica da época.

Atualmente, Joel Pizzini trabalha na montagem e finalização do seu próximo longa-metragem, "Rio da Dúvida", que recria a expedição Roosevelt-Rondon, que partiu em 1913, de Corumbá até o Amazonas, liderada por Cândido Rondon e o ex-presidente americano, Theodore Roosevelt.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias