PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Interior

23/01/2018 17:15

A+ A-

Mais um: macaca é achada morta no interior e vai passar por exames em Campo Grande

Animal tinha muitos ferimentos, mas por precaução vai passar por análise

Macaca da espécie bugio foi achada morta com vários ferimentos por trabalhadores de uma fazenda, na região de Ilha Comprida, próximo de Três Lagoas. O achado ocorreu na tarde desta terça-feira (23) e o cadáver do primata deve ser transferido para Campo Grande em 24 horas.

Assim que o animal foi achado, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e foi ao local acompanhada de uma equipe do Centro de Controle de Zoonozes. Os exames vão detectar se o primata porta alguma doença, entre elas a febre amarela. Conforme o JP News, a equipe constatou que o macaco estava com diversas lesões pelo corpo.

“Acreditamos que tenha sido vítima de algum outro animal, pois os ferimentos se assemelham a mordidas. Mesmo assim, principalmente pela quantidade de ferimentos, o animal foi recolhido e levado para o quartel local da PMA para coletarmos amostras de sangue'', explicou o veterinário e coordenador do CCZ, Hugo Nogueira Faria.

Baixo risco

Nogueira deixou claro que a possibilidade de o animal ter contraído a Febre Amarela é muito remota. “Ressaltamos que, os macacos não são os transmissores da doença, por isso não há razão para machucar ou mesmo matá-los”, reforça.

Transmissão

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá por meio do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Por isso, a equipe do CCZ reforça que os macacos devem ser preservados, pois do mesmo modo que o ser humano é infectado pela doença por meio da picada dos mosquitos, os macacos também são.

Outro caso

Um macaco achado morto na região de Maracaju, no sábado (19), já está em Campo Grande para verificação se possui febre amarela silvestre. O material será enviado para o Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. O resultado, dependendo das condições do animal, podem demorar até 30 dias para ficarem prontos. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024