Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Interior

No Dia de Combate à Sífilis, Saúde fará testes rápidos em Dourados

A infecção é grave e pode causar a má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.

20 outubro 2017 - 09h55Por Dourados News

O terceiro sábado de outubro de cada ano é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. É o que prevê a Lei 13.430/2017.

Neste sentido, e para que sejam alcançados os objetivos propostos, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, irá realizar testes rápidos neste sábado, dia 21 de outubro, das 7 às 19 horas, no Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais - Rua dos Missionários, 420 – Jardim Caramuru. Também haverá blitz em vários pontos da cidade.

De acordo com Berenice de Oliveira Machado Souza, coordenadora municipal de DST/Aids/Hepatites Virais, a atividade visa cumprir metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2017, com a finalidade de atender às diretrizes voltadas à Política de Saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“A saúde da população é uma preocupação constante da gestão Delia Razuk e esta ação tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce e ampliar as informações sobre a infecção, estimulando a testagem e, em caso positivo realizar o tratamento adequado, com consequente redução de mortes causadas por essa infecção”, explica a coordenadora.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas, podendo ser transmitida por meio da relação sexual sem o uso da camisinha com uma pessoa infectada ou pelo contágio da mãe infectada para a criança durante a gestação ou no parto quando não é tratada. A infecção é grave e pode causar a má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.

Dados estatísticos revelam que vem aumentando consideravelmente os casos de Sífilis em Dourados. Até o momento, segundo a Coordenadoria, já foram notificados 123 casos de sífilis adquirida; 152 casos e 99 sífilis congênita.