Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Interior

Sem repasse do município e governo, hospital de Batayporã fecha as portas

De acordo com hospital, convênios não foram renovados

30 março 2017 - 12h41Por Da Redação
Sem repasse do município e governo, hospital de Batayporã fecha as portas

“As instituições de saúde nos municípios de Mato Grosso do Sul estão em situações alarmantes”. Quem destaca a informação é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS), Lázaro Santana. Prova disso, é que nesta semana o Hospital São Lucas, da cidade de Batayporã (308km de Campo Grande) fechou as portas por falta de recursos financeiros.

Os cerca 11 mil habitantes do município agora estão sem acesso ao direito básico que é a saúde, 30 profissionais da enfermagem estão demitidos, sem contar as demais categorias que trabalhavam no hospital. O argumento da administração do Hospital São Lucas é de que a prefeitura municipal de Batayporã não renovou o convênio e o governo  estadual deixou de encaminhar o repasse financeiro à instituição, há meses o hospital divulgava a dificuldade devido a constantes atrasos dos repasses.

“Percorremos várias cidades do Estado para manter diálogo com a categoria e lamentavelmente o que encontramos é o abandono das instituições de saúde que prestam serviço ao setor público, até mesmo na capital Campo Grande, a Santa Casa é o exemplo das dificuldades enfrentadas pelas instituições de saúde. Enquanto o governo defende e investe em empresas terceirizadas para administrar hospitais, as instituições ficam esquecidas. E quem paga por toda essa situação é a sociedade que necessita do atendimento, a Constituição federal estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado”, destaca Lázaro Santana.

Demissões
Quanto aos profissionais da enfermagem demitidos, o SIEMS destaca que acompanhará as homologações para certificar que os acertos trabalhistas sejam efetuados sem prejuízos aos trabalhadores.