Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Interior

Voluntários adiam ação de limpeza do Rio Aquidauana

Ação ambiental também sofre reflexos da crise de abastecimento de combustíveis

25 maio 2018 - 14h47Por Amanda Amaral

Foi adiada para o dia 27 de julho a ação entre voluntários para retirar lixo do Rio Aquidauana. A limpeza aconteceria neste sábado (26), mas não há gasolina para abastecer os barcos e outros veículos necessários no trabalho ambiental.  Seriam utilizados cerca de mil litros de combustível para realizar a ação.

“Tínhamos plena certeza que seria uma das melhores ações já feitas na região, mas infelizmente estamos enfrentando dificuldades na concretização da mesma, devido o período de incertezas que passamos. Contamos com a colaboração de todos para que continuemos nesta ação, juntos e unidos, para mantermos e aumentarmos essa força”, declarou o grupo de voluntários.

Ação

O projeto deve percorrer cerca de 300 quilômetros de rio desde a cidade de Rochedo até a pousada Pequi, em Aquidauana.

“Essa iniciativa é minha e do meu sócio. Temos um grupo de pesca onde planejamos fazer a ação por causa do grande acúmulo de lixo no rio, principalmente no Carnaval, mesma época da abertura da pesca, onde muita gente resolve procurar os rios para se divertir, porém esquece de cuidar da natureza deixando todo lixo no rio. Foi onde surgiu a ideia da ação, mas veio a enchente, então tivemos que adiar a ação e começamos uma nova ação, ajudar os desabrigados”, revela o empresário Rider Soares, 34 anos.

 Mas a proposta não foi esquecida e os empresários remarcaram a ação para o final deste mês. “Estamos colocando coordenadores para cada setor, mapeando o rio para fazer a limpeza com uma equipe de barco auxiliando, o pessoal do kayak e do stand up paddle vai nos ajudar coletando o lixo e vamos deixando o que recolhermos em alguns pontos com donos de ranchos e pesqueiros parceiros. Depois vamos coletar esse lixo para evitar que seja queimado”, conta.

O grupo está procurando por doações e voluntários. Quem puder ajudar com barcos, gasolina ou sacos de lixo pode procurar os participantes. Além disso, eles devem disponibilizar duas vans para as pessoas que quiserem ajudar, com saída na região central de Campo Grande, em local a ser combinado. Para mais informações ou ajuda, é possível entrar em contato com os colaboradores pelos telefones 99611-3399 (Vava) ou 99635-8824 (Rider).